Desenvolvimento de competências para gestão acadêmica em estudantes de doutorado
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e91471Palavras-chave:
competência gerencial, doutorado, gestão acadêmica, professor-gestorResumo
O estudo analisou a percepção dos alunos de doutorado sobre o desenvolvimento de competências para gestão acadêmica durante o curso de pós-graduação stricto sensu. O referencial teórico discute as competências do professor-gestor e na verificação empírica compuseram a amostra, 325 estudantes de doutorados acadêmico e profissional. Estatísticas descritivas e testes não paramétricos indicaram que as competências cognitivas foram desenvolvidas em menor nível na percepção dos respondentes. Testes de diferenças entre os grupos revelaram que os estudantes acima de 51 anos percebem em níveis maiores o desenvolvimento das competências cognitivas, ética e política, mulheres percebem mais o desenvolvimento de competências comportamentais e políticas e, doutorandos na área de Ciências Sociais Aplicadas percebem mais o desenvolvimento de competências políticas quando comparados a respondentes de outras áreas. Investigar a função do professor-gestor proporciona conhecimento sobre adversidades e desafios que ele se expõe durante sua gestão e contribui para a elaboração estratégica de políticas organizacionais.
Referências
BARBOSA, Milka Alves Correia; MENDONÇA, José Ricardo Costa. O professor-gestor e as políticas institucionais para formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. Revista Economia & Gestão, v. 16, n. 42, p. 61-88, 2016. http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/download/7198/9410.
BARBOSA, Milka Alves Correia; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo. A Interação entre o Papel de Professor-Gestor e Competências Gerenciais: percepções dos professores de uma Universidade Federal. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, 2015. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/136199.
BARBOSA, Milka Alves Correia; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; CASSUNDÉ, F. R. S. A. Competências Gerenciais (esperadas versus percebidas) de Professores-gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 439-473, 2016. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.344.
BARBOSA, Milka Alves Correia; PAIVA, Kely César Martins de; MENDONÇA, José Ricardo Costa de. Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 84, p. 100-121, 2018. https://doi.org/10.1590/1984-9240846.
COELHO, Camila Henriques. Gestão acadêmica exercida por professores universitários: um estudo de caso. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, v. 8, n. 1, p. 162-179, 2017. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5821297.
DEEM, Rosemary; JOHNSON, Rachel. Risking the university? Learning to be a manager-academic in UK universities. Sociological Research Online, v. 8, n. 3, p. 17-31, 2003. https://doi.org/10.5153/sro.819.
DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza et al. Identificação e análise do perfil dos gestores de cursos de ciências contábeis nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, v. 8, n. 2, p. 189-201, 2011. https://doi.org/10.4013/base.2011.82.07.
ÉSTHER, Angelo Brigato; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes. A construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração de universidades federais em Minas Gerais. Cadernos EBAPE. BR, v. 6, n. 1, p. 01-17, 2008. https://doi.org/10.1590/S1679-39512008000100004.
ÉSTHER, Angelo Brigato. As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE. BR, v. 9, n. spe1, p. 648-667, 2011. https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600011.
FERREIRA, Jesuína Maria Pereira; PAIVA, Kely Cesar Martins. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza, CE. Race: revista de administração, contabilidade e economia, v. 16, n. 2, p. 681-702, 2017. http://dx.doi.org/10.18593/race.v16i2.13057.
FLECK, Carolina Freddo; PEREIRA, Breno Augusto Diniz. Professores e Gestores: análise do perfil das Competências Gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS. Organizações & Sociedade, v. 18, n. 57, 2011. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11150.
FREITAS, Isa Aparecida de; BRANDÃO, Hugo Pena. Trilhas de aprendizagem como estratégia de TD&E. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas, p. 97-113, 2009.
GOMES, Osmailda da Fonseca et al. Sentidos e implicações da gestão universitária para os gestores universitários. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 6(4), 234-255, 2013. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p234.
MARRA, Adriana Ventola. O professor-gerente: processo de transformação. Revista de Ciências Humanas, 6(2), 253-265, 2006. http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6vol6-2.pdf
MENDONÇA, José Ricardo Costa de et al. Competências Profissionais de Professores do Ensino Superior no Brasil: proposta de um modelo integrado. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2012. https://www.academia.edu/download/31833196/Mendonca_Jose_et_al_(Brasil).pdf
MUSSELIN, Christine. Redefinition of the relationships between academics and their university. Higher Education, v. 65, n. 1, p. 25-37, 2013. https://doi.org/10.1007/s10734-012-9579-3.
OLIVEIRA, Ana Paula Costa. Competências gerenciais de professores-gestores do ensino superior: um estudo comparativo entre coordenadores de instituições públicas e privadas de Belo Horizonte (MG). Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, p. 146. 2018. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7J7W.
PAIVA, Kely César Martins de. Gestão de competências e a profissão docente um estudo de caso em universidades no Estado de Minas Gerais. 2007. 278f. 2007. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Administração)–CEPEAD, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
PELEIAS, Ivam Ricardo. Controladoria: gestão eficaz utilizando padrões. Saraiva, 2002.
PEREIRA, Aline Lucena Costa; SILVA, Anielson Barbosa da. As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE. Br, v. 9, n. SPE1, p. 627-647, 2011. https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600010.
QUINN, Robert. E. et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
REATTO, Diogo; BRUNSTEIN, Janette. De professor a chefe de departamento: um estudo sobre o desenvolvimento das competências gerenciais desses profissionais numa universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 11, n. 1, p. 184-207, 2018.
RODRIGUES, A. C. A. L.; VILLARDI, Beatriz Quiroz. Formação do docente para a gestão universitária: uma análise indutiva dos professores gestores da pós-graduação strictu sensu da UFRRJ. Revista Foco, v. 10, n. 2, 2017. https://core.ac.uk/download/pdf/194872778.pdf.
SALLES, Michelle de Andrade Souza Diniz; VILLARDI, Beatriz Quiroz. O desenvolvimento de competências gerenciais na prática dos gestores no contexto de uma IFES centenária. Rev. Serv. Público Brasília, v. 68, n. 2, p. 467-492, 2017. https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.795.
SANDBERG, Jörgen. Understanding human competence at work: an interpretative approach. Academy of management journal, v. 43, n. 1, p. 9-25, 2000. https://doi.org/10.5465/1556383.
SONNENTAG, Sabine; NIESSEN, Cornelia; OHLY, Sandra. Learning at work: training and development. International review of industrial and organizational psychology, v. 19, p. 249-290, 2004. https://doi.org/10.1002/0470013311.ch8.
SILVA, Anielson Barbosa da; COSTA, Francisco José da. Itinerários para o Desenvolvimento da Competência Docente na Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 34, 2014. http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/download/5596/6253/0.
SILVA, Raquel do Nascimento; NASCIMENTO, Francivaldo dos Santos; SILVA, Rayani do Nascimento. Análise das competências gerenciais dos professores-gestores: um estudo com os coordenadores de curso de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Anais do XXI SEMEAD Seminários em Administração – SemeAD 2018, São Paulo, 2018. https://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/1232.pdf
ZABALZA, Miguel A. Uma nova didáctica para o ensino universitário: respondendo ao desafio do espaço europeu de ensino superior. Texto para sessão solene ao 95º. Aniversário da Universidade do Porto. Portugal: U. Porto, 2006.
ZACHER, Hannes, et al. Academic career development: A review and research agenda. Journal of Vocational Behavior, v. 110, p. 357-373, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2018.08.006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).