Desenvolvimento de competências para gestão acadêmica em estudantes de doutorado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e91471

Palavras-chave:

competência gerencial, doutorado, gestão acadêmica, professor-gestor

Resumo

O estudo analisou a percepção dos alunos de doutorado sobre o desenvolvimento de competências para gestão acadêmica durante o curso de pós-graduação stricto sensu. O referencial teórico discute as competências do professor-gestor e na verificação empírica compuseram a amostra, 325 estudantes de doutorados acadêmico e profissional. Estatísticas descritivas e testes não paramétricos indicaram que as competências cognitivas foram desenvolvidas em menor nível na percepção dos respondentes. Testes de diferenças entre os grupos revelaram que os estudantes acima de 51 anos percebem em níveis maiores o desenvolvimento das competências cognitivas, ética e política, mulheres percebem mais o desenvolvimento de competências comportamentais e políticas e, doutorandos na área de Ciências Sociais Aplicadas percebem mais o desenvolvimento de competências políticas quando comparados a respondentes de outras áreas. Investigar a função do professor-gestor proporciona conhecimento sobre adversidades e desafios que ele se expõe durante sua gestão e contribui para a elaboração estratégica de políticas organizacionais.

Biografia do Autor

Rayane Camila da Silva Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Especialista em Contabilidade Tributária pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Paula Pontes de Campos-Rasera, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Contabilidade e Finanças no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Contabilidade e Finanças pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia da Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Sayuri Unoki de Azevedo, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná

Professora Permanente da área Contabilidade e Controle Gerencial do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP

Mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor Titular do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Referências

BARBOSA, Milka Alves Correia; MENDONÇA, José Ricardo Costa. O professor-gestor e as políticas institucionais para formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. Revista Economia & Gestão, v. 16, n. 42, p. 61-88, 2016. http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/download/7198/9410.

BARBOSA, Milka Alves Correia; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo. A Interação entre o Papel de Professor-Gestor e Competências Gerenciais: percepções dos professores de uma Universidade Federal. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, 2015. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/136199.

BARBOSA, Milka Alves Correia; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; CASSUNDÉ, F. R. S. A. Competências Gerenciais (esperadas versus percebidas) de Professores-gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 439-473, 2016. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.344.

BARBOSA, Milka Alves Correia; PAIVA, Kely César Martins de; MENDONÇA, José Ricardo Costa de. Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 84, p. 100-121, 2018. https://doi.org/10.1590/1984-9240846.

COELHO, Camila Henriques. Gestão acadêmica exercida por professores universitários: um estudo de caso. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, v. 8, n. 1, p. 162-179, 2017. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5821297.

DEEM, Rosemary; JOHNSON, Rachel. Risking the university? Learning to be a manager-academic in UK universities. Sociological Research Online, v. 8, n. 3, p. 17-31, 2003. https://doi.org/10.5153/sro.819.

DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza et al. Identificação e análise do perfil dos gestores de cursos de ciências contábeis nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, v. 8, n. 2, p. 189-201, 2011. https://doi.org/10.4013/base.2011.82.07.

ÉSTHER, Angelo Brigato; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes. A construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração de universidades federais em Minas Gerais. Cadernos EBAPE. BR, v. 6, n. 1, p. 01-17, 2008. https://doi.org/10.1590/S1679-39512008000100004.

ÉSTHER, Angelo Brigato. As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE. BR, v. 9, n. spe1, p. 648-667, 2011. https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600011.

FERREIRA, Jesuína Maria Pereira; PAIVA, Kely Cesar Martins. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza, CE. Race: revista de administração, contabilidade e economia, v. 16, n. 2, p. 681-702, 2017. http://dx.doi.org/10.18593/race.v16i2.13057.

FLECK, Carolina Freddo; PEREIRA, Breno Augusto Diniz. Professores e Gestores: análise do perfil das Competências Gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS. Organizações & Sociedade, v. 18, n. 57, 2011. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11150.

FREITAS, Isa Aparecida de; BRANDÃO, Hugo Pena. Trilhas de aprendizagem como estratégia de TD&E. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas, p. 97-113, 2009.

GOMES, Osmailda da Fonseca et al. Sentidos e implicações da gestão universitária para os gestores universitários. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 6(4), 234-255, 2013. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p234.

MARRA, Adriana Ventola. O professor-gerente: processo de transformação. Revista de Ciências Humanas, 6(2), 253-265, 2006. http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6vol6-2.pdf

MENDONÇA, José Ricardo Costa de et al. Competências Profissionais de Professores do Ensino Superior no Brasil: proposta de um modelo integrado. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2012. https://www.academia.edu/download/31833196/Mendonca_Jose_et_al_(Brasil).pdf

MUSSELIN, Christine. Redefinition of the relationships between academics and their university. Higher Education, v. 65, n. 1, p. 25-37, 2013. https://doi.org/10.1007/s10734-012-9579-3.

OLIVEIRA, Ana Paula Costa. Competências gerenciais de professores-gestores do ensino superior: um estudo comparativo entre coordenadores de instituições públicas e privadas de Belo Horizonte (MG). Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, p. 146. 2018. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7J7W.

PAIVA, Kely César Martins de. Gestão de competências e a profissão docente um estudo de caso em universidades no Estado de Minas Gerais. 2007. 278f. 2007. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Administração)–CEPEAD, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

PELEIAS, Ivam Ricardo. Controladoria: gestão eficaz utilizando padrões. Saraiva, 2002.

PEREIRA, Aline Lucena Costa; SILVA, Anielson Barbosa da. As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE. Br, v. 9, n. SPE1, p. 627-647, 2011. https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600010.

QUINN, Robert. E. et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

REATTO, Diogo; BRUNSTEIN, Janette. De professor a chefe de departamento: um estudo sobre o desenvolvimento das competências gerenciais desses profissionais numa universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 11, n. 1, p. 184-207, 2018.

RODRIGUES, A. C. A. L.; VILLARDI, Beatriz Quiroz. Formação do docente para a gestão universitária: uma análise indutiva dos professores gestores da pós-graduação strictu sensu da UFRRJ. Revista Foco, v. 10, n. 2, 2017. https://core.ac.uk/download/pdf/194872778.pdf.

SALLES, Michelle de Andrade Souza Diniz; VILLARDI, Beatriz Quiroz. O desenvolvimento de competências gerenciais na prática dos gestores no contexto de uma IFES centenária. Rev. Serv. Público Brasília, v. 68, n. 2, p. 467-492, 2017. https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.795.

SANDBERG, Jörgen. Understanding human competence at work: an interpretative approach. Academy of management journal, v. 43, n. 1, p. 9-25, 2000. https://doi.org/10.5465/1556383.

SONNENTAG, Sabine; NIESSEN, Cornelia; OHLY, Sandra. Learning at work: training and development. International review of industrial and organizational psychology, v. 19, p. 249-290, 2004. https://doi.org/10.1002/0470013311.ch8.

SILVA, Anielson Barbosa da; COSTA, Francisco José da. Itinerários para o Desenvolvimento da Competência Docente na Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 34, 2014. http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/download/5596/6253/0.

SILVA, Raquel do Nascimento; NASCIMENTO, Francivaldo dos Santos; SILVA, Rayani do Nascimento. Análise das competências gerenciais dos professores-gestores: um estudo com os coordenadores de curso de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Anais do XXI SEMEAD Seminários em Administração – SemeAD 2018, São Paulo, 2018. https://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/1232.pdf

ZABALZA, Miguel A. Uma nova didáctica para o ensino universitário: respondendo ao desafio do espaço europeu de ensino superior. Texto para sessão solene ao 95º. Aniversário da Universidade do Porto. Portugal: U. Porto, 2006.

ZACHER, Hannes, et al. Academic career development: A review and research agenda. Journal of Vocational Behavior, v. 110, p. 357-373, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2018.08.006.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos