Desenvolvimento de soft skills na graduação em Administração: um estudo dos currículos das Universidades Federais com conceito de excelência no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e91760

Palavras-chave:

Universidades Federais, Diretrizes Curriculares Nacionais, Ensino Superior, Soft Skills, Curso de Administração

Resumo

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Administração trouxe novos direcionamentos quanto ao desenvolvimento de competências pelas Instituições de Ensino Superior (IES), alinhando o perfil dos egressos com base nas expectativas do mercado. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar as grades curriculares do curso de Administração das Universidades Federais (UF) brasileiras com conceito de excelência (ENADE 2018) quanto a sua preocupação com o desenvolvimento de soft skills de seus alunos. Metodologicamente optou-se por uma pesquisa qualitativa, exploratória com coleta de dados nos endereços eletrônicos das UF. Como resultado, das trinta e uma UF estudadas, apenas duas desenvolviam as seis soft skills analisadas neste estudo. Conclui-se que, as UF têm um longo caminho pela frente no desenvolvimento de tais competências, principalmente no que se refere a inteligência emocional e a flexibilidade. Em tempo, conclui-se também que as novas DCN trazem direcionamentos importantes para as IES, e que, para isso, talvez seja necessário uma reavaliação curricular, em busca de um alinhamento entre hard e soft skills dos egressos, tornando-os mais competitivos para o mercado.

Biografia do Autor

Marina de Souza Bastos, Universidade Federal do Paraná

Bacharela em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda em Administração na Universidade Federal do Paraná na linha de Estratégia e Análise Organizacional. Tutora no MBA Banking para Cooperativas de Crédito, pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista CNPq atuando como Agente Local de Inovação, na frente de Educação Empreendedora, pelo Sebrae Paraná. 

Cleiciele Albuquerque Albuquerque Augusto, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, atua como professora adjunta na Universidade Estadual de Maringá, lecionando as disciplinas de Administração Estratégica e Administração de Recursos Humanos.

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Publicado

2023-06-28

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Artigos