Desenvolvimento de soft skills na graduação em Administração: um estudo dos currículos das Universidades Federais com conceito de excelência no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e91760Palavras-chave:
Universidades Federais, Diretrizes Curriculares Nacionais, Ensino Superior, Soft Skills, Curso de AdministraçãoResumo
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Administração trouxe novos direcionamentos quanto ao desenvolvimento de competências pelas Instituições de Ensino Superior (IES), alinhando o perfil dos egressos com base nas expectativas do mercado. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar as grades curriculares do curso de Administração das Universidades Federais (UF) brasileiras com conceito de excelência (ENADE 2018) quanto a sua preocupação com o desenvolvimento de soft skills de seus alunos. Metodologicamente optou-se por uma pesquisa qualitativa, exploratória com coleta de dados nos endereços eletrônicos das UF. Como resultado, das trinta e uma UF estudadas, apenas duas desenvolviam as seis soft skills analisadas neste estudo. Conclui-se que, as UF têm um longo caminho pela frente no desenvolvimento de tais competências, principalmente no que se refere a inteligência emocional e a flexibilidade. Em tempo, conclui-se também que as novas DCN trazem direcionamentos importantes para as IES, e que, para isso, talvez seja necessário uma reavaliação curricular, em busca de um alinhamento entre hard e soft skills dos egressos, tornando-os mais competitivos para o mercado.
Referências
AL ASEFER, M.; ABIDIN, N. S. Z. Soft Skills and Graduates’ Employability in the 21st Century from Employers’ perspectives: A Review Of Literature. International Journal of Infrastructure Research and Management, v. 9, n. 2, p. 44-59, 2021.
AMBROSINI, V.; ALTINTAS, G. Dynamic managerial capabilities. Oxford Research Encyclopedia of Business and Management, 2019. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190224851.013.20
AYRES, R. M. S. M. de; CAVALCANTI, M. F. R. Desenvolvimento de competências e metodologias ativas: a percepção dos estudantes de graduação em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 52-91, 2020. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1668
BALCAR, J. Is it better to invest in hard or soft skills?. The Economic and Labour Relations Review, v. 27, n. 4, p. 453-470, 2016. https://doi.org/10.1177/1035304616674613
BELCHIOR-ROCHA, H.; CASQUILHO-MARTINS, I.; SIMÕES, E. Transversal Competencies for Employability: From Higher Education to the Labour Market. Education Sciences, v. 12, n. 4, p. 255-265, 2022. https://doi.org/10.3390/educsci12040255
BROOK, C.; PEDLER, M. Action learning in academic management education: A state of the field review. The International Journal of Management Education, v. 18, n. 3, p. 100415, 2020. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2020.100415
BRASIL. Relatório síntese de área: Administração. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasília: Inep, 2019.
BRASIL. Parecer CNE/CES n° 438/2020. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Brasília, 2020.
BRASIL. Resolução N° 5, de 14 de outubro de 2021. Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, 18 de outubro de 2021, p. 47-48. Brasília, 2021.
CHALA, F. M.; BOURANTA, N. Soft Skills Enhance Employee Contextual Performance: The Case of the Maritime Industry. KnE Social Sciences, p. 126–138-126–138, 2021. https://doi.org/10.18502/kss.v5i9.9890
DEAN, S. A.; EAST, J. I. Soft Skills Needed for 21 st-century Workforce. International Journal of Applied Management and Technology, v. 18, p. 17–32, 2019. https://doi.org/10.5590/IJAMT.2019.18.1.02
DUTTA, K. Solving wicked problems: searching for the critical cognitive trait. The International Journal of Management Education, v. 16, n. 3, p. 493-503, 2018. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2018.09.002
EMANUEL, F. et al. Make soft skills stronger? An online enhancement platform for higher education. International Journal of Educational Research Open, v. 2, p. 100096, 2021. https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2021.100096
FARERI, S. et al. SkillNER: Mining and mapping soft skills from any text. Expert Systems with Applications, v. 184, p. 115544, 2021. https://doi.org/10.1016/j.eswa.2021.115544
FERRERAS-GARCIA, R.; HERNÁNDEZ-LARA, A. B.; SERRADELL-LÓPEZ, E. Entrepreneurial competences in a higher education business plan course. Education+ Training, v. 61, n. 8, p. 850-869, 2019. https://doi.org/10.1108/ET-04-2018-0090
GIBERT, A.; TOZER, W. C.; WESTOBY, M. Teamwork, soft skills, and research training. Trends in ecology & evolution, v. 32, n. 2, p. 81-84, 2017. https://doi.org/10.1016/j.tree.2016.11.004
GUTIERREZ, O. D. M.; AGUDO, L. A. L.; HENRIQUES, C. O. Are soft skills conditioned by conflicting factors? A multiobjective programming approach to explore the trade-offs. Economic Analysis and Policy, v. 72, p. 18-40, 2021. https://doi.org/10.1016/j.eap.2021.07.008
HELFAT, C. E. et al. Dynamic capabilities: Understanding strategic change in organizations. John Wiley & Sons, 2009.
HELFAT, C. E.; PETERAF, M. A. Managerial cognitive capabilities and the microfoundations of dynamic capabilities. Strategic management journal, v. 36, n. 6, p. 831-850, 2015. https://doi.org/10.1002/smj.2247
INEP. Resultados Enade. Ministério da Educação: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/resultados. Acesso em 14 mai. 2022.
INEP. Censo da Educação Superior 2020: principais resultados. Ministério da Educação: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/tabelas_de_divulgacao_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em 23 jun. 2022.
LAVENDER, J. Soft skills for hard jobs. Journal of Continuing Education Topics & Issues, v. 21, n. 2, p. 48-53, 2019.
MCKENZIE, D. Small business training to improve management practices in developing countries: re-assessing the evidence for ‘training doesn’t work’. Oxford Review of Economic Policy, v. 37, n. 2, p. 276-301, 2021. https://doi.org/10.1093/oxrep/grab002
MARIN-ZAPATA, S. I. et al. Soft skills, do we know what we are talking about?. Review of Managerial Science, p. 969-1000, 2022. https://doi.org/10.1007/s11846-021-00474-9
NGAH, A. et al. The effect of soft skills, ethics, and value on the willingness of employers to continue recruiting UMT graduates. Management Science Letters, v. 11, n. 5, p. 1689-1698, 2021. https://doi.org/10.5267/j.msl.2020.12.002.
RAO, M. S. Soft skills: toward a sanctimonious discipline. On the Horizon, Vol. 26 No. 3, p. 215-224, 2018. https://doi.org/10.1108/OTH-06-2017-0034.
ROBLES, M. M. Executive perceptions of the top 10 soft skills needed in today’s workplace. Business communication quarterly, v. 75, n. 4, p. 453-465, 2012.
SARKER, M. A. R. et al. Soft Skills practiced by managers for employee job performance in ready made garments (RMG) sector of Bangladesh. Journal of International Business and Management, v. 2, n. 4, p. 01-15, 2019.
SCHLICHTER, B. R.; BUCHYNSKA, T. Soft skills of delivery managers in a co-sourced software project. Procedia Computer Science, v. 181, p. 905-912, 2021. https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.01.246
SILVA, S. S. Blended learning com jogos de empresas para desenvolver soft skills na educação executiva e gerencial: um quase-experimento. Tese de Doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo, São Paulo, em cotutela com a Universidade de Salamanca, Salamanca, 2020.
SOKHANVAR, Z.; SALEHI, K.; SOKHANVAR, F. Advantages of authentic assessment for improving the learning experience and employability skills of higher education students: A systematic literature review. Studies in Educational Evaluation, v. 70, p. 101030, 2021. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2021.101030
SOWELL, M. D. The Soft Skills Hidden in Educational Escape Experiences for Middle School Students: a case study in south Texas, USA. Journal of Education and Practice, v. 11, n. 14, 2020.
STEWART, C.; WALL, A.; MARCINIEC, S. Mixed signals: do college graduates have the soft skills that employers want?. In: Competition forum. American Society for Competitiveness, v. 14, p. 276-281.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).