La gestión universitaria en las prácticas documentadas en la perspectiva de la gestión social y del nuevo servicio público - percepciones de la Universidad Federal de Piauí

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93398

Palabras clave:

Gestión universitaria, Gestión social, Nuevo servicio público

Resumen

El artículo tiene como objetivo describir las prácticas en gestión social y aplicabilidad de los principios del Nuevo Servicio Público dispuestos en los Informes de Gestión de la Universidad Federal de Piauí (UFPI), de los años 2017 a 2020. Se trata de un estudio descriptivo, realizado a través de investigación documental. La recolección de datos se realizó con base en el diccionario en gestión social, de acuerdo con concepciones correlacionadas al área. Inicialmente, los datos fueron organizados utilizando los métodos de lista de verificación, análisis textual e investigación interpretativa, para posteriormente ser sometidos a análisis temático. Considerando las perspectivas teóricas de la gestión social y del nuevo servicio público, los resultados indican un cierto grado de institucionalización de esas premisas dentro de la UFPI, una vez que fueron recurrentes los registros sobre la interfaz con la sociedad y la deliberación por medio de instancias colegiadas. Se sugiere que la investigación futura amplíe el campo de la interpretación para abarcar la historia y la memoria organizativas y otros métodos de interpretación de documentos.

Biografía del autor/a

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de Tecnólogo em Gestão de Dados Modalidade a Distância da UFPI, Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, em Teresina-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública PPGP/ UFPI

Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2022). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho e Gestão das Organizações. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Administração Pública e Gestão Social.

Maria Emanuelly Pinheiro do Nascimento, Universidade Federal do Piauí, UFPI

Possui ensino-medio-segundo-graupela Unidade Escolar Nonato Valente(2017). Tem experiência na área de Administração.

Ana Cristina da Costa Lima, Universidade Federal do Piauí, UFPI

Técnica em Informática pelo Instituto Federal do Piauí- (IFPI)/ 2018.2; Acadêmica do Bacharel em Administração (Incompleto), Universidade Federal do Piauí- Previsão de conclusão, 2022.2. Diretora do setor administrativo financeiro da Multi Assessoria Empresária Júnior (MAE-Jr), 2020.1 a 2021.2;

Sayara de Sousa Brito, Universidade Federal do Piauí/UFPI

Técnica ministerial do MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ. Mestranda em Administração Pública pelo Programa de Mestrado Profissional -PROFIAP/UFPI. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2012), MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Cruzeiro do Sul (2014) e Especialização em Administração Pública pela PUC Minas (2020)

Edileusa Maria Lobato Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, CAMPUS SANTARÉM

Possui Graduação em Serviço Social pela UFPA, especialização em Atendimento Integral à Família(UNIGRANRIO), Especialização em Administração e Planejamento de Projetos Socias(UNIGRANRIO) e especialização em Gestão Escolar Escolar (UFOPA). Atuei na Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará(HEMOPA) por 16 anos. Atualmente, sou servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e 5ª Unidade Regional de Educação. Participei do Projeto Justiça Restaurativa nas escolas promovendo a Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz. Minhas aptidões são: articulação, comunicação, criatividade, escuta ativa, proatividade, relacionamento interpessoal, resiliência e trabalho em equipe.

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Publicado

2023-06-28

Número

Sección

Artigos