Gestão universitária em práticas documentadas na perspectiva da gestão social e do novo serviço público – Insights a partir da Universidade Federal do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93398Palavras-chave:
Gestão universitária, Gestão social, Novo serviço públicoResumo
O artigo tem o objetivo de descrever as práticas em gestão social e aplicabilidade dos princípios do Novo Serviço Público dispostos nos Relatórios de Gestão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), dos anos de 2017 a 2020. Trata-se de estudo descritivo, realizado por meio de pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada com base no dicionário em gestão social, conforme concepções correlatas à área. Inicialmente, os dados foram organizados empregando-se os métodos de check list, análise textual e investigação interpretativa, para serem posteriormente submetidos à análise temática. Considerando as perspectivas teóricas da gestão social e do novo serviço público, os resultados indicam certo grau de institucionalização destes pressupostos no âmbito da UFPI, uma vez que registros sobre interface com a sociedade e deliberação por meio de instâncias colegiadas mostraram-se recorrentes. Sugere-se que pesquisas futuras ampliem o campo de interpretação, podendo abarcar história e memória organizacional e outros métodos de interpretação dos documentos.
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