Gestão universitária em práticas documentadas na perspectiva da gestão social e do novo serviço público – Insights a partir da Universidade Federal do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93398

Palavras-chave:

Gestão universitária, Gestão social, Novo serviço público

Resumo

O artigo tem o objetivo de descrever as práticas em gestão social e aplicabilidade dos princípios do Novo Serviço Público dispostos nos Relatórios de Gestão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), dos anos de 2017 a 2020. Trata-se de estudo descritivo, realizado por meio de pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada com base no dicionário em gestão social, conforme concepções correlatas à área. Inicialmente, os dados foram organizados empregando-se os métodos de check list, análise textual e investigação interpretativa, para serem posteriormente submetidos à análise temática. Considerando as perspectivas teóricas da gestão social e do novo serviço público, os resultados indicam certo grau de institucionalização destes pressupostos no âmbito da UFPI, uma vez que registros sobre interface com a sociedade e deliberação por meio de instâncias colegiadas mostraram-se recorrentes. Sugere-se que pesquisas futuras ampliem o campo de interpretação, podendo abarcar história e memória organizacional e outros métodos de interpretação dos documentos.

Biografia do Autor

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de Tecnólogo em Gestão de Dados Modalidade a Distância da UFPI, Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, em Teresina-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública PPGP/ UFPI

Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2022). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho e Gestão das Organizações. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Administração Pública e Gestão Social.

Maria Emanuelly Pinheiro do Nascimento, Universidade Federal do Piauí, UFPI

Possui ensino-medio-segundo-graupela Unidade Escolar Nonato Valente(2017). Tem experiência na área de Administração.

Ana Cristina da Costa Lima, Universidade Federal do Piauí, UFPI

Técnica em Informática pelo Instituto Federal do Piauí- (IFPI)/ 2018.2; Acadêmica do Bacharel em Administração (Incompleto), Universidade Federal do Piauí- Previsão de conclusão, 2022.2. Diretora do setor administrativo financeiro da Multi Assessoria Empresária Júnior (MAE-Jr), 2020.1 a 2021.2;

Sayara de Sousa Brito, Universidade Federal do Piauí/UFPI

Técnica ministerial do MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ. Mestranda em Administração Pública pelo Programa de Mestrado Profissional -PROFIAP/UFPI. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2012), MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Cruzeiro do Sul (2014) e Especialização em Administração Pública pela PUC Minas (2020)

Edileusa Maria Lobato Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, CAMPUS SANTARÉM

Possui Graduação em Serviço Social pela UFPA, especialização em Atendimento Integral à Família(UNIGRANRIO), Especialização em Administração e Planejamento de Projetos Socias(UNIGRANRIO) e especialização em Gestão Escolar Escolar (UFOPA). Atuei na Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará(HEMOPA) por 16 anos. Atualmente, sou servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e 5ª Unidade Regional de Educação. Participei do Projeto Justiça Restaurativa nas escolas promovendo a Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz. Minhas aptidões são: articulação, comunicação, criatividade, escuta ativa, proatividade, relacionamento interpessoal, resiliência e trabalho em equipe.

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2023-06-28

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Artigos