A aplicação do storytelling como metodologia de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93615Palavras-chave:
Storytelling, Contação de histórias, Metodologia de Ensino, Educação, Ensino superiorResumo
Novos métodos de ensino vêm sendo estudados e utilizados por docentes, com o objetivo de evoluir o processo de aprendizagem dos estudantes. Neste contexto, o storytelling, muito conhecido e utilizado nas áreas de Publicidade e Marketing, começa a ganhar força como uma ferramenta de aprendizagem ativa e um aliado no ambiente educacional. A contação de histórias permite que os professores e alunos criem conexões entre si, gerando uma atmosfera confortável para novos sentimentos, compartilhamento de ideias e uso da imaginação. Este artigo busca analisar, por meio de uma pesquisa experimental, com abordagem quantitativa e qualitativa, o desempenho dos estudantes no método tradicional de ensino e com a utilização do storytelling como metodologia de ensino. O experimento foi aplicado com alunos de graduação de uma universidade e consistiu na divisão da turma em dois grupos. Um dos grupos recebeu o conteúdo com a técnica de storytelling e o outro grupo recebeu o conteúdo de acordo com o método tradicional de ensino expositivo. O instrumento de coleta de dados foi composto por três etapas e os resultados apontaram um melhor desempenho dos estudantes no grupo em que a técnica de storytelling foi utilizada pelo docente.
Referências
BRUNER, J. Actos de significado: para uma psicologia cultural. Lisboa: Edições 70, 1990.
CARRILHO, Kleber. MARKUS, Kleber. Narrativas na construção de marcas:storytelling e a comunicação de marketing. Memória Institucional, Narrativas e Storytelling. v. 11 n. 20. 2014. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139224.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior.5. Rio de Janeiro : Atlas, 2020. 1 recurso online. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597023954. Acesso em: 30 jul. 2021.
HÀ, Tú Anh; BELLOT, Andrea Roxana. Assessing storytelling as a tool for improving reading comprehension in the EFL primary classroom. English Teaching: Practice & Critique, 2020.
HAIGH, Carol; HARDY, Pip. Tell me a story—a conceptual exploration of storytelling in healthcare education. Nurse education today, v. 31, n. 4, p. 408-411, 2011. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.nedt.2010.08.001.
HIRSH, Åsa; HILHOLM, Claes; ROMAN, Henrik; FORSBERG, Eva; SUNDBERG, Daniel (2020) Avaliações de métodos de ensino - quais questões fundamentais são identificadas ?, Education Inquiry, DOI: 10.1080 / 20004508.2020.1839232
LACANALLO, Luciana Figueiredo et al. Métodos de ensino e de aprendizagem: uma análise histórica e educacional do trabalho didático. VII Jornada do Histedbr-O trabalho didático na história da educação. Atas do Evento, Campo Grande, p. 580-587, 2007.
LOWENTHAL, Patrick. Online faculty development and storytelling: An unlikely solution to improving teacher quality. Journal of Online Learning and Teaching. 9. 349-356. 2008.
M. VALENÇA, M.; BALTHAZAR TOSTES, A. P. O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Carta Internacional, [S. l.], v. 14, n. 2, 2019. DOI: 10.21530/ci.v14n2.2019.917. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/917. Acesso em: 28 jul. 2021.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. Grupo A, 2019-04-03. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788582605103. Acesso em 28 jul. 2021.
MIRANDA, Gilberto José; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; CORNACCHIONE JR., Edgard Bruno. To Sir with Love: the relations between teacher qualification and student
performance in Accounting. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 15, n. 48, p. 462-480, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1351. Aceso em 02 set. 2021.
NAIRZ-WIRTH, Erna; FELDMANN, Klaus. Teachers’ views on the impact of teacher–student relationships on school dropout: a Bourdieusian analysis of misrecognition.
Pedagogy, Culture & Society, v. 25, n. 1, p. 121-136, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14681366.2016.1230881. Acesso em 02 set. 2021.
OLIVEIRA, Diana. FERREIRA, Susana. CELESTINO, Honorina. FERREIRA, Sandra. ABRANTES, Paula. Uma proposta de ensino-aprendizagem de programação utilizando robótica educativa e storytelling. II Congresso Internacional TIC e Educação. 2012. p.10.
SILVA, Carla Elisabete Cassel. A contação de histórias na extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica. TEDE. Sistema de publicação eletrônica de Teses e Dissertações. Rio Grande do Sul: 2016.
DA SILVA, Jamille Anderson Luiz; OLIVEIRA, Fábio Cristiano Souza; MARTINS, Danielle Juliana Silva. Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 987-990, 2017.
TOLEDO, Maria Elena Roman De Oliveira. Métodos e técnicas de ensino. Grupo A, 2019. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788595029651. Acesso em 30 jul. 2021.
TENÓRIO, Nelson et al. Uso da Storytelling para a construção e o compartilhamento do conhecimento na educação. Educação Por Escrito, v. 11, n. 2, p. e30601-e30601, 2020. Disponível em https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.%2030601.
VIRGILLITO, Salvatore Benito Organizador. Pesquisa de marketing: uma abordagem quantitativa e qualitativa.2. São Paulo : Saraiva, 2017. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788547220952. Acesso em: 28 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).