A aplicação do storytelling como metodologia de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93615

Palavras-chave:

Storytelling, Contação de histórias, Metodologia de Ensino, Educação, Ensino superior

Resumo

Novos métodos de ensino vêm sendo estudados e utilizados por docentes, com o objetivo de evoluir o processo de aprendizagem dos estudantes. Neste contexto, o storytelling, muito conhecido e utilizado nas áreas de Publicidade e Marketing, começa a ganhar força como uma ferramenta de aprendizagem ativa e um aliado no ambiente educacional. A contação de histórias permite que os professores e alunos criem conexões entre si, gerando uma atmosfera confortável para novos sentimentos, compartilhamento de ideias e uso da imaginação. Este artigo busca analisar, por meio de uma pesquisa experimental, com abordagem quantitativa e qualitativa, o desempenho dos estudantes no método tradicional de ensino e com a utilização do storytelling como metodologia de ensino. O experimento foi aplicado com alunos de graduação de uma universidade e consistiu na divisão da turma em dois grupos. Um dos grupos recebeu o conteúdo com a técnica de storytelling e o outro grupo recebeu o conteúdo de acordo com o método tradicional de ensino expositivo. O instrumento de coleta de dados foi composto por três etapas e os resultados apontaram um melhor desempenho dos estudantes no grupo em que a técnica de storytelling foi utilizada pelo docente.

Biografia do Autor

Paloma Fernandes Lisboa, Universidade Regional de Blumenau

Mestra em Administração e graduada em Marketing pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós Graduação em Administração (PPGAd). Com mais de 7 anos de experiência na área de Marketing, possui expertise com estratégias de marketing digital, gestão de conteúdo para canais digitais, campanhas publicitárias institucionais e promocionais. É comunicativa, crítica e determinada. Gosta de ação e é movida por resultados. Possui facilidade para resolução de problemas, negociação e liderança.


https://orcid.org/0000-0002-1723-4888

Debora dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da FURB e graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2020. Em sua jornada acadêmica participou ativamente de projetos de extensão, pesquisas acadêmicas, além de trabalhar como monitora de atendimento na Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da FURB.

Júlio Cesar Lopes de Souza, Universidade Regional de Blumenau

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) - Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Membro do Departamento de Administração do Centro de Ciênciais Sociais Aplicadas (CCSA), - Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Doutor em Contabilidade e Administração - Universidade Regional de Blumenau (FURB). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0698-5982 / E-mail: juliolopes@furb.br

Leandro Werner Ribeiro, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/2011), especialista em Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2013), Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2016), Doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . Atualmente é coordenador da Repúblika - Agencia Experimental (FURB), professor da Universidade Regional de Blumenau lecionando as disciplinas de Criatividade, Direção de Arte, Planejamento Visual Gráfico e Criação - Projeto Experimental. É proprietário e Direção de Criação da escritório Maka.Branding. Pesquisador nas áreas de Inovação Aberta, Processo Criativos, Branding e Lego® Serious Play®. Pesquisador do LEMME/UFSC.

Referências

BRUNER, J. Actos de significado: para uma psicologia cultural. Lisboa: Edições 70, 1990.

CARRILHO, Kleber. MARKUS, Kleber. Narrativas na construção de marcas:storytelling e a comunicação de marketing. Memória Institucional, Narrativas e Storytelling. v. 11 n. 20. 2014. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139224.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior.5. Rio de Janeiro : Atlas, 2020. 1 recurso online. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597023954. Acesso em: 30 jul. 2021.

HÀ, Tú Anh; BELLOT, Andrea Roxana. Assessing storytelling as a tool for improving reading comprehension in the EFL primary classroom. English Teaching: Practice & Critique, 2020.

HAIGH, Carol; HARDY, Pip. Tell me a story—a conceptual exploration of storytelling in healthcare education. Nurse education today, v. 31, n. 4, p. 408-411, 2011. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.nedt.2010.08.001.

HIRSH, Åsa; HILHOLM, Claes; ROMAN, Henrik; FORSBERG, Eva; SUNDBERG, Daniel (2020) Avaliações de métodos de ensino - quais questões fundamentais são identificadas ?, Education Inquiry, DOI: 10.1080 / 20004508.2020.1839232

LACANALLO, Luciana Figueiredo et al. Métodos de ensino e de aprendizagem: uma análise histórica e educacional do trabalho didático. VII Jornada do Histedbr-O trabalho didático na história da educação. Atas do Evento, Campo Grande, p. 580-587, 2007.

LOWENTHAL, Patrick. Online faculty development and storytelling: An unlikely solution to improving teacher quality. Journal of Online Learning and Teaching. 9. 349-356. 2008.

M. VALENÇA, M.; BALTHAZAR TOSTES, A. P. O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Carta Internacional, [S. l.], v. 14, n. 2, 2019. DOI: 10.21530/ci.v14n2.2019.917. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/917. Acesso em: 28 jul. 2021.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. Grupo A, 2019-04-03. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788582605103. Acesso em 28 jul. 2021.

MIRANDA, Gilberto José; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; CORNACCHIONE JR., Edgard Bruno. To Sir with Love: the relations between teacher qualification and student

performance in Accounting. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 15, n. 48, p. 462-480, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1351. Aceso em 02 set. 2021.

NAIRZ-WIRTH, Erna; FELDMANN, Klaus. Teachers’ views on the impact of teacher–student relationships on school dropout: a Bourdieusian analysis of misrecognition.

Pedagogy, Culture & Society, v. 25, n. 1, p. 121-136, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14681366.2016.1230881. Acesso em 02 set. 2021.

OLIVEIRA, Diana. FERREIRA, Susana. CELESTINO, Honorina. FERREIRA, Sandra. ABRANTES, Paula. Uma proposta de ensino-aprendizagem de programação utilizando robótica educativa e storytelling. II Congresso Internacional TIC e Educação. 2012. p.10.

SILVA, Carla Elisabete Cassel. A contação de histórias na extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica. TEDE. Sistema de publicação eletrônica de Teses e Dissertações. Rio Grande do Sul: 2016.

DA SILVA, Jamille Anderson Luiz; OLIVEIRA, Fábio Cristiano Souza; MARTINS, Danielle Juliana Silva. Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 987-990, 2017.

TOLEDO, Maria Elena Roman De Oliveira. Métodos e técnicas de ensino. Grupo A, 2019. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788595029651. Acesso em 30 jul. 2021.

TENÓRIO, Nelson et al. Uso da Storytelling para a construção e o compartilhamento do conhecimento na educação. Educação Por Escrito, v. 11, n. 2, p. e30601-e30601, 2020. Disponível em https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.%2030601.

VIRGILLITO, Salvatore Benito Organizador. Pesquisa de marketing: uma abordagem quantitativa e qualitativa.2. São Paulo : Saraiva, 2017. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788547220952. Acesso em: 28 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos