A aplicação do storytelling como metodologia de ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93615

Palabras clave:

Cuentacuentos. Cuentacuentos. Metodología de la enseñanza. Educación. Enseñanza superior

Resumen

Los nuevos métodos de enseñanza han sido estudiados y utilizados por los profesores, con el objetivo de mejorar el proceso de aprendizaje de los estudiantes. En este contexto, el storytelling, muy conocido y utilizado en las áreas de Publicidad y Marketing, comienza a tomar fuerza como herramienta activa de aprendizaje y aliada en el ámbito educativo. La narración permite a profesores y alumnos crear conexiones entre sí, generando un ambiente cómodo para nuevos sentimientos, compartiendo ideas y usando la imaginación. Este artículo busca analizar, a través de una investigación experimental, con un enfoque cuantitativo y cualitativo, el desempeño de los estudiantes en el método de enseñanza tradicional y con el uso de la narración de cuentos como metodología de enseñanza. El experimento se aplicó con estudiantes de pregrado de una universidad y consistió en dividir la clase en dos grupos. Uno de los grupos recibió el contenido mediante la técnica de narración de cuentos y el otro grupo recibió el contenido según el método de enseñanza tradicional expositivo. El instrumento de recolección de datos constó de tres etapas y los resultados mostraron un mejor desempeño de los estudiantes en el grupo en el que se utilizó la técnica de narración por parte del docente.

Biografía del autor/a

Paloma Fernandes Lisboa, Universidade Regional de Blumenau

Mestra em Administração e graduada em Marketing pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós Graduação em Administração (PPGAd). Com mais de 7 anos de experiência na área de Marketing, possui expertise com estratégias de marketing digital, gestão de conteúdo para canais digitais, campanhas publicitárias institucionais e promocionais. É comunicativa, crítica e determinada. Gosta de ação e é movida por resultados. Possui facilidade para resolução de problemas, negociação e liderança.


https://orcid.org/0000-0002-1723-4888

Debora dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da FURB e graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2020. Em sua jornada acadêmica participou ativamente de projetos de extensão, pesquisas acadêmicas, além de trabalhar como monitora de atendimento na Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da FURB.

Júlio Cesar Lopes de Souza, Universidade Regional de Blumenau

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) - Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Membro do Departamento de Administração do Centro de Ciênciais Sociais Aplicadas (CCSA), - Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Doutor em Contabilidade e Administração - Universidade Regional de Blumenau (FURB). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0698-5982 / E-mail: juliolopes@furb.br

Leandro Werner Ribeiro, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/2011), especialista em Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2013), Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2016), Doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . Atualmente é coordenador da Repúblika - Agencia Experimental (FURB), professor da Universidade Regional de Blumenau lecionando as disciplinas de Criatividade, Direção de Arte, Planejamento Visual Gráfico e Criação - Projeto Experimental. É proprietário e Direção de Criação da escritório Maka.Branding. Pesquisador nas áreas de Inovação Aberta, Processo Criativos, Branding e Lego® Serious Play®. Pesquisador do LEMME/UFSC.

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Publicado

2023-12-28

Número

Sección

Artigos