O perfil de alunos do curso de administração: um estudo com base nas gerações x, y e z

Autores

  • Luisa Bunn Zomer Faculdade CESUSC
  • Aline Regina Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Kelly Cristina de Oliveira Costa Faculdade CESUSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p198

Resumo

A Teoria das Gerações, popularmente conhecida a partir do trabalho de Straus e Howe (1991), fundamenta-se na ideia de que os indivíduos apresentam comportamentos similares em função do período em que nasceram. Tais períodos são marcados por acontecimentos significativos na história e economia de um país, região ou mesmo do mundo. A literatura aponta as Gerações XYZ como os grupos atualmente em destaque, formado por nascidos entre meados da década de 60 até a atualidade. No campo da Administração, as publicações abordam, com frequência, as gerações no contexto do ambiente de trabalho, numa tentativa de compreender o comportamento dos colaboradores. O presente artigo, por sua vez, tem como propósito analisar o perfil dos alunos de Administração de uma instituição de ensino superior privada à luz das gerações XYZ. Para tanto, foi conduzida pesquisa survey com 152 dos 185 discentes regularmente matriculados. Entre os principais resultados encontrados destaca-se o nível baixo a moderado de influência das gerações em algumas situações específicas – o que sinaliza cuidado ao tratar do tema “Geração XYZ”. As maiores diferenças observadas são em relação à Geração X, comparativamente as demais, revelando um perfil mais comprometido e engajado, no tocante ao comportamento em sala.

Biografia do Autor

Luisa Bunn Zomer, Faculdade CESUSC

Bacharel em Administração pela Faculdade CESUSC

Aline Regina Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Administração Pública e do Mestrado Acadêmico em Administração, do Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas (ESAG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Kelly Cristina de Oliveira Costa, Faculdade CESUSC

Coordenadora do Curso de Graduação em Gestão Comercial da Faculdade CESUSC

Downloads

Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

Artigos