O perfil de alunos do curso de administração: um estudo com base nas gerações x, y e z

Autores/as

  • Luisa Bunn Zomer Faculdade CESUSC
  • Aline Regina Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Kelly Cristina de Oliveira Costa Faculdade CESUSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p198

Resumen

A Teoria das Gerações, popularmente conhecida a partir do trabalho de Straus e Howe (1991), fundamenta-se na ideia de que os indivíduos apresentam comportamentos similares em função do período em que nasceram. Tais períodos são marcados por acontecimentos significativos na história e economia de um país, região ou mesmo do mundo. A literatura aponta as Gerações XYZ como os grupos atualmente em destaque, formado por nascidos entre meados da década de 60 até a atualidade. No campo da Administração, as publicações abordam, com frequência, as gerações no contexto do ambiente de trabalho, numa tentativa de compreender o comportamento dos colaboradores. O presente artigo, por sua vez, tem como propósito analisar o perfil dos alunos de Administração de uma instituição de ensino superior privada à luz das gerações XYZ. Para tanto, foi conduzida pesquisa survey com 152 dos 185 discentes regularmente matriculados. Entre os principais resultados encontrados destaca-se o nível baixo a moderado de influência das gerações em algumas situações específicas – o que sinaliza cuidado ao tratar do tema “Geração XYZ”. As maiores diferenças observadas são em relação à Geração X, comparativamente as demais, revelando um perfil mais comprometido e engajado, no tocante ao comportamento em sala.

Biografía del autor/a

Luisa Bunn Zomer, Faculdade CESUSC

Bacharel em Administração pela Faculdade CESUSC

Aline Regina Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Administração Pública e do Mestrado Acadêmico em Administração, do Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas (ESAG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Kelly Cristina de Oliveira Costa, Faculdade CESUSC

Coordenadora do Curso de Graduação em Gestão Comercial da Faculdade CESUSC

Publicado

2018-06-11

Número

Sección

Artigos