Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior

Autores/as

  • Antonio Zanin Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Odilon Luiz Poli Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Geovanne Dias de Moura Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Carlos Fernando Jung Faculdades Integradas de Taquara
  • Carla Schwengber ten Caten Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p1

Resumen

O estudo objetiva desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão das instituições comunitárias de ensino superior. Este estudo está baseado em uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão; (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) de IES associadas ao COMUNG; e 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, os indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição deste estudo é a elaboração de um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo.

Biografía del autor/a

Antonio Zanin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Área de Ciências Sociais e Aplicadas

Odilon Luiz Poli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Área de Humanas e Jurídicas

Geovanne Dias de Moura, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Área de Ciências Sociais e Aplicadas

Carlos Fernando Jung, Faculdades Integradas de Taquara

Departamento de Engenharia de Produção

Carla Schwengber ten Caten, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PPGEP - Departamento Engenharia de Produção

Publicado

2015-05-13

Número

Sección

Artigos