Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p1Resumo
O estudo objetiva desenvolver um painel de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão das instituições comunitárias de ensino superior. Este estudo está baseado em uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando grupo focal com gestores de uma IES comunitária, no sentido de propor um conjunto de indicadores elencados dentro de 4 (quatro) constructos: (I) Ensino; (II) Pesquisa; (III) Extensão; (IV) Gestão. A avaliação do grau de importância dos indicadores propostos no painel ocorreu por meio de aplicação de questionário a 9 (nove) gestores de IES comunitárias, sendo 3 (três) pertencentes ao Sistema ACAFE; 2 (duas) de IES associadas ao COMUNG; e 4 (quatro) confessionais. Estabeleceu-se como ponto de corte, os indicadores que atingiram uma média inferior a 3,5, excluindo-se do painel 4 indicadores. A principal contribuição deste estudo é a elaboração de um painel de indicadores de desempenho com 118 indicadores associados a 4 (quatro) constructos e 14 (quatorze) sub-constructos, podendo ser aplicado em Instituições de Ensino Superior comunitárias, alinhando ao planejamento estratégico de longo prazo.
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