Avaliação apreciativa do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco

Autores/as

  • Paulo Sergio Oliveira do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Rezilda Rodrigues Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p180

Resumen

Contrastando com a visão tradicional existente nos processos de avaliação institucional vigente na educação superior, trabalhou-se com a Investigação Apreciativa (IA). Assim, buscou-se realizar uma avaliação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (PPGN/UFPE), à luz da perspectiva apreciativa. O referencial utilizado distancia-se do modo de avaliação de ordem estrutural, regulatória e competitiva, ao optar pela análise dos pontos fortes do PPGN/UFPE. Foi elaborado um estudo de caso, com ênfase na pesquisa colaborativa, que teve fins descritivos e exploratórios, articulado ao modelo de 5-D (em inglês/português: 1-D Definition/Definição, 2-D Discovery/Descoberta, 3-D Dream/Sonho, 4-D Design/Planejamento e 5-D Destiny/Destino). A coleta e a análise dos dados concentrou-se nos dois primeiros Ds, a partir de múltiplas fontes de evidência. Os resultados indicam que a nucleação e a inserção social explicam a lógica do bom funcionamento do PPGN/UFPE, expressos nas experiências acumuladas, nas grandes realizações e nas tradições vitais desenvolvidas pelo conhecimento agregado de seus integrantes, responsáveis pela excelência alcançada em seu desempenho institucional.

 

Biografía del autor/a

Paulo Sergio Oliveira do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP) pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (2016)

Atualmente ocupo o cargo efetivo de Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, atuando como Secretário administrativo do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, desde 1987.

Área:  Gestão do Conhecimento, Gestão Pública, Gestão estratégica e Investigação apreciativa.

Rezilda Rodrigues Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil (1998)
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil, na qual ocupa atualmente o cargo de Coordenadora Acadêmica Local do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP/UFRPE. Também atua tanto no curso de graduação em Administração como no Programa de Pós-Graduação em Controladoria. É professora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco

Área: Gestão do conhecimento, Planejamento estratégico, Análise institucional e Investigação apreciativa.

 

Publicado

2017-12-20

Número

Sección

Artigos