Metamorfose do calouro: um estudo da evolução das expectativas acadêmicas de ingressantes em administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n2p228

Resumo

Expectativas acadêmicas são definidas como aspirações ou sonhos que os estudantes têm com o ensino de graduação. O conhecimento das expectativas acadêmicas é importante para a Instituição de Ensino Superior (IES). Ele permite a identificação das discrepâncias entre as expectativas e a realidade e a implementação de ações que ajudem os estudantes a uma melhor adaptação à realidade da vida acadêmica. Esta pesquisa investigou as expectativas acadêmicas dos alunos ingressantes do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (CGA/F) nos meses de março e outubro de 2018. Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo com dados coletados por meio do Questionário de Percepções Acadêmicas: Versão A – Expectativas – Versão brasileira (QPA-E/B) em uma perspectiva longitudinal restrita. O resultado mostrou que o contato com a realidade altera as expectativas acadêmicas dos estudantes. Ficou evidente na pesquisa que acontece não apenas a visão irrealista dos estudantes quando ingressam na universidade – que ficou conhecido na literatura com o termo ‘mito do calouro’- freshman myth – mas também uma transformação gradual deste estudante, o que aqui se denominou ‘metamorfose do calouro’.

Biografia do Autor

Marcia Regina Muraoka, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa-UFV.

Jorge Alberto dos Santos, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado pela Lancaster University, UK (2008) e pós-doutorado na Coventry University, UK (2016). Atualmente é professor do ensino superior da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal. Tem experiência em diversas áreas funcionais da Administração, com ênfase em planejamento e organização. O doutorado e o pós-doutorado tiveram o apoio financeiro e institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Artigos