Estilos gerenciais dos coordenadores de cursos de graduação de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e73091Resumen
O estudo objetivou identificar os estilos gerenciais dos coordenadores de curso de graduação de uma instituição de ensino superior comunitária sediada em Santa Catarina. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram apurados por meio de levantamento (survey) baseado em questionário respondido por 20 coordenadores de cursos da universidade pesquisada, cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Os principais achados da pesquisa revelam coordenadores com formação adequada para o exercício de tal função, além de que grande parte dos respondentes possui experiência anterior na área de gestão. Quanto às principais funções evidenciadas pelos respondentes, estas referem-se à organização (75%), ao planejamento (65%), à liderança (55%) e à de mediador (50%). Em relação a organização das atividades na instituição, identificou-se que a maioria (75%) dos respondentes dedica-se mais expressiva na realização das atividades rotineiras, em relação ao processo de tomada de decisão sobre o gerenciamento do curso, doze destacaram que as decisões gerenciais são tomadas na maioria das vezes juntamente com os gestores hierarquicamente superiores. Os resultados indicam, ainda, coordenadores mais voltados à gestão dos próprios cursos, mas que não deixam de pensar na instituição como um todo. Também foi possível constatar que os coordenadores mostraram-se preocupados com a qualidade dos cursos, mantendo bom nível de comunicação com seus pares, bem como com os demais cursos de graduação da instituição.
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