Metodologias colaborativas e estilos de aprendizagem: percepções de discentes de administração de uma instituição de ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e97170

Palabras clave:

Metodologias Colaborativas, Estilos de Aprendizagem, Estudantes, Administração

Resumen

O trabalho objetiva compreender as metodologias colaborativas e os estilos de aprendizagem de alunos concluintes de um curso de Administração de uma universidade federal. É um estudo de cunho quantitativo e descritivo, com a aplicação de questionário a respeito das metodologias colaborativas no tocante aos níveis de conhecimento, frequência e contribuição. Também foi aplicado o inventário dos estilos de aprendizagem de Kolb (1984) para detectar a influência dos estilos nas percepções dos estudantes quanto às metodologias colaborativas. A análise dos dados consistiu na estatística descritiva. Os resultados revelam elevado grau de conhecimento dos estudantes a respeito das metodologias de estudo de caso, fórum de debates e seminários. E os estudantes apresentam predominantemente os estilos convergente e assimilador. Conclui-se que, por esses estilos, os estudantes aprendem mais com metodologias que os ajudem a pensar e fazer por se tratar de alunos pragmáticos, assim como colocá-las em prática por meio de exemplos teórico/analíticos. Com isso, espera-se que tais metodologias possam ser adaptadas por meio dos estilos identificados para potencializar o aprendizado dos discentes.

Biografía del autor/a

Alan Carlos Franco Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Administração (UFPB/Campus IV)

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração (PPGA/UFPB)

Docente associado do DCSA/CCAE/UFPB

Cibelle da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB/PRODEMA-PB)

Docente do DCSA/CCAE/UFPB

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Publicado

2024-10-04

Número

Sección

Artigos