Metodologias colaborativas e estilos de aprendizagem: percepções de discentes de administração de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e97170Palavras-chave:
Metodologias Colaborativas, Estilos de Aprendizagem, Estudantes, AdministraçãoResumo
O trabalho objetiva compreender as metodologias colaborativas e os estilos de aprendizagem de alunos concluintes de um curso de Administração de uma universidade federal. É um estudo de cunho quantitativo e descritivo, com a aplicação de questionário a respeito das metodologias colaborativas no tocante aos níveis de conhecimento, frequência e contribuição. Também foi aplicado o inventário dos estilos de aprendizagem de Kolb (1984) para detectar a influência dos estilos nas percepções dos estudantes quanto às metodologias colaborativas. A análise dos dados consistiu na estatística descritiva. Os resultados revelam elevado grau de conhecimento dos estudantes a respeito das metodologias de estudo de caso, fórum de debates e seminários. E os estudantes apresentam predominantemente os estilos convergente e assimilador. Conclui-se que, por esses estilos, os estudantes aprendem mais com metodologias que os ajudem a pensar e fazer por se tratar de alunos pragmáticos, assim como colocá-las em prática por meio de exemplos teórico/analíticos. Com isso, espera-se que tais metodologias possam ser adaptadas por meio dos estilos identificados para potencializar o aprendizado dos discentes.
Referências
ABREU, J. A.; MENDES, J. S.; OLIVEIRA, M. E.; CRUZ, T. V. Q. F.; BRANDÃO, W. A. Como aprendem os estudantes e professores de uma instituição de ensino superior: aplicação do inventário de estilos de aprendizagem de Kolb (1984). r. gest. anál., Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 114-125, maio/ago. 2020.
AKELLA, D. Learning together: Kolb’s Experiential theory and its application. Journal of Management & Organization, v. 16 (1), March 2010.
AMORIM, S. K. P.; LIMA, T. B.; KRUTA-BISPO, A. C. A. Perspectivas de Aprendizagem Autodirecionada e Transformadora em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Novas Necessidades em Tempos de Pandemia da Covid-19. Revista Ciências Administrativas, 28 (Esp), 2022.
ARAÚJO, G. D.; QUARESMA, A. G. Visitas guiadas e visitas técnicas: tecnologia de aprendizagem no contexto educacional. Competência, Porto Alegre, v.7, n.2, p. 29- 51, jul./dez. 2014.
ARAÚJO, R. G. A. S.; SILVA, L. K. C.; MARQUES, V. A.; COSTA, J. W. Relação entre estilos de aprendizagem e características dos estudantes de Ciências Contábeis: uma investigação a partir do modelo de Felder & Silverman (1988). Revista Mineira de Contabilidade, v. 20, Edição Especial, art. 5, p. 59-72, 2019.
BAZANINI, R.; SANTANA, N. C. Gestão e conhecimento nas Ciências Sociais Aplicadas: uma experiência didática relacionada ao ensino-aprendizagem da disciplina Filosofia da Administração. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 64-84, jan./jun. 2015.
BENTO, R. S. Metodologias colaborativas no ensino-aprendizagem em Administração. 2018. Vi, 26 f. TCC (Graduação em Administração) – Universidade Federal da Paraíba, 2018.
BOHN, A. C.; WOJAHN, R. M.; DOMINGUES, M. J. C. S. Uso das Metodologias Ativas em um Curso de Administração: Percepção Discente em um Centro Universitário de Santa Catarina. EnEPQ/ANPAD, Porto Alegre/RS, maio, 2018.
BUTZKE, M. A.; ALBERTON, A. Estilos de aprendizagem e jogos de empresa: a percepção discente sobre estratégia de ensino e ambiente de aprendizagem. Revista REGE. V. 24. P. 72-84. 2017.
CARVALHO, L. M. C.; CÂNDIDO, R. B.; RIBEIRO, D. M. N. M.; VIANA, A. B. N. Estilos de aprendizagem de estudantes universitários portugueses: uma proposta para visualização dos estilos predominantes. Revista Pensamento & amp; Realidade, v. 34, n. 3, p. 03-20, set./dez. 2019.
CARVALHO, L. M. C.; PEREIRA, J. M. F.; DIAS, R. M. T. S.; NORONHA, A. B. Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro v. 21, nº 3 p. 348–384 Set-Dez 2020.
COLLIER, L. S.; SOUZA, C. T. V. Metodologias ativas na formação do professor de Educação Física. Revista Práxis, v. 9, n. 18, dez., 2017.
CONCEIÇÃO NETO, V. L.; MOURA, G. L. Práticas Andragógicas Criativas no Ensino Superior de Administração: efetividade à aprendizagem ou “mise en scène”? Revista Gest@o.Org, v. 17, Edição 1, p. 46-57. 2019.
CORDEIRO, R. A.; SILVA, A. B. Os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de finanças? Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 2, p. 243-261, mai./ago. 2012.
FERREIRA, R. S.; ANDRADE, M. R. R. As metodologias ativas na percepção dos docentes e discentes do curso de administração e economia de UAST/UFRPE. Gest. Anál. Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 48-61, set/dez. 2021.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Minha Biblioteca, (7ª edição). Grupo GEN, 2022.
GODOI, C. K.; MELLO, R.B.; SILVA, A. B. (organizadores) Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva. 2006.
GOMES, E. R.; LIMA, T. B. Fatores mediadores na articulação de metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino remoto emergencial: um olhar docente do curso de Administração de uma instituição federal de ensino superior no Brasil. Revista GUAL, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 72-94, janeiro-abril 2023.
GOMES, F. D.; JARAMILLO, J. F. G.; SILVA, W. J.; BAIOCO, G. B.; ZAMBON, A. C. A perspectiva da relação entre estilos de aprendizagem e a estrutura de mapa conceitual. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 8, número especial, p. 118-134, out. 2018.
LIMA, M. A. M.; BATISTA, B. T. B.; MACIEL, I. M. O.; SILVA, J. C. Estruturas Essenciais de Metodologias Ativas: Um Estudo no Segmento de Educação Corporativa. Administração: Ensino E Pesquisa, 24 (1). 2023.
KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1984.
KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. Learning Styles and Learning Espaces: a review of the multidisciplinary application of experiential learning theory in higher education.
a.
KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. The Kolb Learning Style Inventory—Version 3.1 2005
Technical Specifi cations. Experience Based Learning Systems, Inc, Cleveland,
mai. 2005b.
LIMA, T. B. A Difusão das Estratégias de Ensino Ativas no Ensino em Ciências Contábeis de uma Instituição Pública Federal. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace. v. 13, n. 3, p. 20-36, 2022.
LIMA, T. B.; SILVA, A. B. Difusão das Estratégias de Ensino balizadas pela Aprendizagem em ação no Curso de Administração. In: XXXVI Encontro da Anpad, Rio de janeiro / RJ – 22 a 26 de setembro, 2012.
LIMA, T. B. Fatores Facilitadores e Limitantes da Aprendizagem Autodirecionada Para o Ensino em Administração. Revista Gestão.Org, v. 14, n. 1, 2016. p. 125-135, 2016.
LIMA, T. B.; SILVA, A. B. O ambiente estrutural e institucional do ensino em Administração na região nordeste do Brasil. Revista Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 201-239, 2017.
LIMA, T. B. Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria. Turismo, Visão e Ação, Balneário Camboriú, Santa Catarina, v. 22, n. 2, p. 277-296, Maio/Jun. 2020.
LIMA, T. B.; SILVA, A. B. O ambiente histórico e político do ensino em Administração na região Nordeste. Administração de Empresas em Revistas, Curitiba, v. 2, n. 21, pp. 235-259, 2020.
LIZOTE, S. A.; ALVES, C. S. R.; TESTON, S. F.; OLM, J. W. Estilos de aprendizagem, desempenho acadêmico e avaliação docente. Revista Catarinense da Ciência Contábil. Florianópolis/SC, v. 18. P. 1-16. 2019.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. Disponível em: Minha Biblioteca, (8th edição). Grupo GEN, 2022.
MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educação: qualitativas, quantitativas e erradas. Grupo Almedina, 2021.
MATTES, V. V.; GRANDO, D. O olhar de professores universitários do curso de educação física sobre as metodologias de ensino ativas. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 149-157, jan./jun. 2019.
MIRANDA, L.; MORAIS, C. Estilos de aprendizagem: o questionário CHAEA adaptado para língua portuguesa. Revista de Estilos de Aprendizagem, n. 1, vol. 1, abril de 2008.
MONTEIRO, J. J.; CITTADIN, A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na construção dos saberes contábeis. ECCOM, v. 11, n. 22, jul./dez. 2020.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011.
NAKANO, T. C. Investigando a criatividade junto a professores: pesquisas brasileiras. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. v. 13, n. 1, 45-53, Janeiro/Junho de 2009.
PEREIRA, R. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão/SE, 2012.
OLIVEIRA, P. H. P.; BOUZADA, M. A. C. A influência dos estilos de aprendizagem de Kolb sobre a experiência de alunos de graduação em Administração no contexto das simulações empresariais. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, ISSN: 1517-0276 / EISSN: 2236-5362, vol. 16, n. 1, 2018.
SANTOS, B. K.; LIMA, T. B. Conhecimentos sobre estratégias de ensino ativas: revelações e constatações no corpo docente de um curso de contábeis em uma instituição de ensino superior brasileira. Revista GUAL, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 96-118, maio-agosto 2021.
SANTOS, G. T.; BASTOS, A. F. V.; COELHO, A. L. A. L. Contribuições Do Seminário Dinâmico No Processo de Aprendizagem Pela Ótica Dos Graduandos De Contabilidade Da UFPB. In: XL EnANPAD, Costa do Sauípe / BA – 25 a 28 de setembro de 2016.
SILVA, A. B.; BISPO, A. C. K. A.; SANTOS, G. T. Painel de Notícias em Ação: implicações na aprendizagem de estudantes de Administração. VII EnEPQ 2021. Evento On-line - 20 - 21 de mai de 2021., 2021.
SILVA, A. B.; DARÓS, L. C.; COELHO, A. L. A. L.; PERELLÓ-MARIN, M. R.; MASCARELL, C. S. Estilos y estrategias de aprendizaje de estudiantes: un estudio comparativo entre España y Brasil. Journal of Management and Business Education, vol. 2. n. 3, 2019.
SILVA, A. B.; LIMA, T. B.; SONAGLIO, A. L. B. GODOI, C. K. Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino de Administração. Administração Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 13, n° 1, p. 9-41, Jan/Mar, 2012.
SILVA, C. C. S.; CANDELORO, M.; LIMA, M. C. Estratégias de ensino orientadas pelos estilos de aprendizagem dos estudantes de graduação em Administração. IV EnEPQ/ANPAD, 3 a 5 de novembro, 2013.
SIMÕES, M. P. A.; MELO, L. S. A.; BATISTA, F. F.; CIRNE, G. M. P. Análise relacional entre estilos de aprendizagem e métodos de ensino em um curso de Ciências Contábeis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v. 6, n. 3, p. 75 - 95, set/dez. 2018.
SONAGLIO, A. L. B.; GODOI, C. K.; SILVA, A. B. Estilos de aprendizagem experiencial e aquisição de habilidades: um estudo com discentes de graduação em Administração em instituições de ensino superior. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 14, n° 1, p. 123-159, jan/mar 2013.
SOUZA, C. S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, Ribeirão Preto, 47(3):284-92, 2014.
VENDRAMIN, E. O.; ARAUJO, A. M. P. A teoria da aprendizagem significativa e a estratégia de ensino método do caso: um estudo no ensino superior de contabilidade introdutória. Revista GUAL, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 157-179, janeiro-abril. 2020.
TEIXEIRA-DE-CARVALHO, D. L.; DIAS JÚNIOR, J. J. L.; KRUTA-BISPO, A. C. Nosso calendário parou! A mudança organizacional na UFPB devido à COVID-19. Revista de Administração Contemporânea, 25(spe), e200249, 2021.
WELTER, C. V. N.; BICHUETI, R. S.; SAUSEN, J. F. C. L.; BAGGIO, D. K. Como se forma um docente universitário para o ensino da administração? Uma discussão acerca das políticas de formação de professores para o ensino superior de administração no Brasil. Revista Administração em Diálogo, 23(3), 77-95, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).