Percepção de stakeholders sobre a terceira missão social: estudo de caso em uma universidade catarinense
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e93126Palavras-chave:
Universidade, Terceira Missão Social, StakeholderResumo
O presente estudo tem como objetivo compreender a percepção dos stakeholders de uma universidade catarinense sobre os benefícios gerados pelas ações de terceira missão de cunho social. No que diz respeito ao delineamento da pesquisa, caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos, estudo de caso quanto aos procedimentos e qualitativa quanto à abordagem. O estudo foi realizado em uma universidade catarinense e, a coleta de dados deu-se por meio da realização de grupos focais e entrevistas com stakeholders da universidade envolvidos com as ações de terceira missão. Para a análise dos dados, foi empregada a análise de conteúdo com o emprego da categorização dedutiva. Como resultado conclui-se que, os stakeholders da universidade percebem que são beneficiados pelas ações de terceira missão de cunho social, no que diz respeito a melhoria das relações com a comunidade; incremento das noções de engajamento cívico; aumento da satisfação pessoal, da sensação de segurança e das condições de saúde, tanto físicas quanto mentais; melhoria do equilíbrio entre visa pessoal e trabalho; maior possibilidade de acesso à educação; melhoria das relações com o meio ambiente por meio do acesso à educação ambiental; melhoria nas condições de moradia, melhores oportunidades de trabalho e renda.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRAGA, B. S.; BARRETO, M. A. A Educação para o desenvolvimento na visão das ONGD Portuguesas. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, [Madrid], v. 8, n. 1, p. 135, 24 maio 2019. DOI http://dx.doi.org/10.15366/riejs2019.8.1.008. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/riejs2019.8.1.008. Acesso em: 4 out. 2021.
CALDERÓN, A. I. Responsabilidade Social Universitária: contribuições para o fortalecimento do debate no Brasil. Estudos, Brasília, v. 24, n. 36, p. 8-22, jun. 2006.
CERVANTES, M. Higher Education Institutions in the knowledge triangle. Foresight and Sti Governance, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 27-42, jun. 2017. DOI http://dx.doi.org/10.17323/2500-2597.2017.2.27.42. Disponível em: https://foresight-journal.hse.ru/en/2017-11-2/207098649.html. Acesso em: 25 jun. 2020.
CHARLES, D.; KITAGAWA, F.; UYARRA, E. Universities in crisis? New challenges and strategies in two English city-regions. Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 327-348, jan. 2014. DOI http://dx.doi.org/10.1093/cjres/rst029. Disponível em: https://academic.oup.com/cjres/article-abstract/7/2/327/625636?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 20 jul. 2020.
DOWBOR, L. Educação e desenvolvimento local. In: MAFRA, J. et al. (org.). Globalização, educação e movimentos sociais: 40 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. 216 p. E-book. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3083?locale-attribute=pt_BR. Acesso em: 7 set. 2021.
DEMO, P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez Editora, 1988.
FREIRE, P. Investigacion y metodologia de la investigacion del tema generador. In: TORRES, C. A. (ed.). La praxis educativa y la accion cultural liberadora de Paulo Freire. Valência: Ediciones del Crec, 2005.
GAZZONI, F. et al. O papel das IES no desenvolvimento sustentável: estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Gestão Universitária na América Latina, [Florianópolis], v. 11, n. 1, p. 48-70, jan. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2018v11n1p48/35434. Acesso em: 23 jul. 2020.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.
GUIMARÃES, S. K. Desenvolvimento econômico-social e instituições no Brasil. Civitas – Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 259-284, abr./jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-60892016000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 out. 2020.
JONGBLOED, B.; ENDERS, J.; SALERNO, C. Higher education and its communities: interconnections, interdependencies and a research agenda. Higher Education, [s. l.], v. 56, p. 303-324, 2008. DOI https://doi.org/10.1007/s10734-008-9128-2. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-008-9128-2. Acesso em: 4 abr. 2020.
JORGE, M. L.; PEÑA, F. J. A. Analysing the literature on university social responsibility: a review of selected higher education journals. Higher Education Quarterly, [s. l.], v. 71, n. 4, p. 302-319, out. 2017. DOI https://doi.org/10.1111/hequ.12122. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/hequ.12122. Acesso em: 12 maio 2020.
KESTEN, A. Analysis of the missions of Higher Education Institutions within the scope of third mission understanding. International Journal of Educational Methodology, [Hanover], v. 5, n. 3, p. 387-400, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1225521. Acesso em: 6 maio 2021.
KLEIN, J.-L. et al. Cultural initiatives and local development: a basis for inclusive neighborhood revitalization. Urban Planning, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 78-90, 2019. Disponível em: https://www.cogitatiopress.com/urbanplanning/article/view/1658. Acesso em: 10 maio 2020.
LAREDO, P. Revisiting the third mission of universities: toward a renewed categorization of university activities? Higher Education Policy, [s. l.], v. 20, n. 4, p. 441-456, 2007. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1057/palgrave.hep.8300169. Acesso em: 21 set. 2021.
LOI, M.; DI GUARDO, M. C. The third mission of universities: an investigation of the espoused values. Science and Public Policy, [s. l.], v. 42, n. 6, p. 855-870, dez. 2015. DOI https://doi-org.ez71.periodicos.capes.gov.br/10.1093/scipol/scv012. Disponível em: https://academic.oup.com/spp/article-abstract/42/6/855/2364724. Acesso em: 23 jul. 2020.
MAXIMIANO JUNIOR, M. Um modelo de indicadores para avaliação e gestão de desempenho da terceira missão nas universidades públicas brasileiras. 2019. 277 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial) – Universidade do Porto, Porto, 2019. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/119971/2/335866.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.
MILÁN-GARCÍA, J. et al. Sustainable local development: an overview of the state of knowledge. Resources, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 1-18, fev. 2019. DOI http://dx.doi.org/10.3390/resources8010031. Disponível em: https://www.mdpi.com/2079-9276/8/1/31. Acesso em: 27 mar. 2021.
MONTESINOS, P. et al. Third mission ranking for world class universities: beyond teaching and research. Higher Education in Europe, [s. l.], v. 33, n. 2-3, p. 259-271, set. 2008. DOI https://doi.org/10.1080/03797720802254072. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03797720802254072. Acesso em: 25 jul. 2020.
MORGAN, D. L. Focus groups. Annual Review Sociology, [s. l.], v. 22, p. 129-152, ago. 1996. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.soc.22.1.129. Acesso em: 3 mar. 2021.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Década da educação das Nações Unidas para um desenvolvimento sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005. 120 p. E-book. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139937_por. Acesso em: 22 ago. 2021.
Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD). Better life index. Paris: [s. n., 201-]. Disponível em: http://www.oecdbetterlifeindex.org/Acesso em: 23 jul. 2020.
PASSARO, R.; QUINTO, I.; THOMAS, A. The impact of higher education on entrepreneurial intention and human capital. Journal of Intellectual Capital, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 135-156, jan. 2018. DOI http://dx.doi.org/10.1108/jic-04-2017-0056. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JIC-04-2017-0056/full/html. Acesso em: 20 ago. 2021.
PEDRO, E. M.; LEITÃO, J.; ALVES, H. Bridging intellectual capital, sustainable development and quality of life in Higher Education Institutions. Sustainability, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 1-27, 2020. DOI https://doi.org/10.3390/su12020479. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/2/479. Acesso em: 23 jul. 2020.
PUGH, R. et al. A step into the unknown: universities and the governance of regional economic development. European Planning Studies, [s. l.], v. 24, n. 7, p. 1357-1373, abr. 2016. DOI http://dx.doi.org/10.1080/09654313.2016.1173201. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09654313.2016.1173201. Acesso em: 22 ago. 2021.
RAMOS-MONGE, E. L.; AUDET, X. L.; BARRENA-MARTÍNEZ, J. Universities as corporate entities: the role of social responsibility in their strategic management. In: EMEAGWALI, O. L. (ed.). Corporate governance and strategic decision making. Rijeka: InTech, 2017. cap. 10. E-book. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=Ev2PDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA199&dq=Universities+as+Corporate+Entities:+The+Role+of+Social+Responsibility+in+Their+Strategic+Management&ots=Jvrav4uec2&sig=WTDwwa8hHs5DdPVHa_iaseqisw#v=onepage&q=Universities%20as%20Corporate%20Entities%3A%20The%20Role%20of%20Social%20Responsibility%20in%20Their%20Strategic%20Management&f=false. Acesso em: 21 jun. 2020.
RAMOS-VIELBA, I.; FERNÁNDEZ-ESQUINAS, M.; ESPINOSA-DE-LOS-MONTEROS, E. Measuring university-industry collaboration in a regional innovation system. Scientometrics, [s. l.], v. 84, n. 3, p. 649-667, dez. 2009. DOI http://dx.doi.org/10.1007/s11192-009-0113-z. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-009-0113-z. Acesso em: 20 ago. 2021.
SAAD, M.; ZAWDIE, G. Introduction to special issue: the emerging role of universities in socio-economic development through knowledge networking. Science and Public Policy, [s. l.], v. 38, n. 1, p. 3-6, fev. 2011. Disponível em: https://academic.oup.com/spp/article-abstract/38/1/3/1694172. Acesso em: 17 out. 2020.
SACHS, I. Desenvolvimento includente, sustentável e sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
SOUZA, M. G. B.; CARNIELLO, M. F.; ARAÚJO, E. S. O papel das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento sustentável. Revista Cereus, Gurupi, v. 4, n. 3, p. 1-12, dez. 2012. Disponível em: https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/0088_0857_01.pdf Acesso em: 14 out. 2020.
STAKE, R. E. Qualitative case studies. London: SAGE, 2005.
TANAKA, O.; MELO, C. Reflexões sobre a avaliação em serviços de saúde e a adoção das abordagens qualitativa e quantitativa. In: BOSI, M. L. M.; MERCADO, F. J. (org.). Pesquisa qualitativa de serviços de saúde. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 121-136.
THUZAR, M. Urbanization in South-East Asia: developing smart cities for the future? Regional Outlook: Southeast Asia, Singapura, p. 96-100, 2011. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/d934a6b76051360701091ef54eed2bcb/1?pq-origsite=gscholar&cbl=26097. Acesso em: 23 set. 2020.
TIAN, X.; MARTIN, B. Business models for higher education: an australian perspective. Journal of Management Development, [s. l.], v. 33, n. 10, p. 932-948, out. 2014. DOI http://dx.doi.org/10.1108/jmd-06-2012-0075. Disponível em https://www-emerald.ez71.periodicos.capes.gov.br/insight/content/doi/10.1108/JMD-06-2012-0075/full/html. Acesso em: 15 jun. 2021.
UNGER, M.; POLT, W. The knowledge triangle between research, education and innovation – a conceptual discussion. Foresight and Sti Governance, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 10-26, jun. 2017. DOI http://dx.doi.org/10.17323/2500-2597.2017.2.10.26. Disponível em: https://foresight-journal.hse.ru/en/2017-11-2/207098236.html. Acesso em: 23 ago. 2021.
VORLEY, T.; NELLES, J. Building entrepreneurial architectures: a conceptual interpretation of the third mission. Policy Futures in Education, [s. l.], v. 7, n. 3, p. 284-296, jan. 2009. DOI http://dx.doi.org/10.2304/pfie.2009.7.3.284. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.2304/pfie.2009.7.3.284. Acesso em: 7 set. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).