A MEDIAÇÃO TRANSFORMADORA NA PERCEPÇÃO E PRÁTICA SUSTENTÁVEL NO AUDIOVISUAL

Conteúdo do artigo principal

Marilha Naccari
https://orcid.org/0009-0004-4920-8264
Hans Michael Van Bellen

Resumo

Objetivo: Este estudo visa analisar como uma mediação breve pode alterar a percepção de sustentabilidade em projetos audiovisuais. Design/Metodologia/Abordagem: Utilizou-se um estudo de caso envolvendo 12 produtores no ECM+Lab 2021, em que foram aplicados questionários antes e depois de sessões de mediação. Analisou-se as fontes e a composição do formulário, o roteiro das entrevistas e os resultados quantitativa e qualitativamente. Incluindo a comparação das respostas espontâneas (antes da mediação) e reformuladas (após a mediação), sob a perspectiva da ação mediada, conforme proposto por Wertsch (1993), e do julgamento perceptivo de Peirce (1976, citado em Santaella, 2008), para identificar as correlações das práticas de sustentabilidade nos projetos audiovisuais relatadas pelos produtores e mediador. Resultados: Houve um aumento médio de 43% na consciência sobre práticas sustentáveis entre os produtores. Evidenciando a relevância de processos de consultoria para aprimorar a compreensão da sustentabilidade. Originalidade/Valor: Este estudo é pioneiro ao examinar o impacto da mediação na sustentabilidade no contexto audiovisual latino-americano, oferecendo novas perspectivas sobre práticas sustentáveis. 

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.