A NEOAPRENDIZAGEM APLICADA À EDUCAÇÃO COMO UM TODO

Conteúdo do artigo principal

Angela Fleury
Patricia de Sá Freire
Rivaldo Arruda
https://orcid.org/0009-0009-6847-0870

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar as principais orientações globais à educação decorrentes de movimentos político-educacionais, seus principais autores, suas contribuições para a transformação da educação e suas implicações práticas por meio da Neoaprendizagem. Design | Metodologia | Abordagem: A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa teórico-bibliográfica, analisando textos e estudos sobre as transformações no campo educacional a partir da segunda metade do século XX.


 


Resultados: O estudo revela que as mudanças significativas nas formas de pensar e fazer educação resultaram da democratização e universalização do acesso ao ensino, destacando influências importantes nos fundamentos e pilares da Neoaprendizagem e sua aplicação na educação contemporânea. Essas influências contribuíram para o desenvolvimento de novas competências, tanto para aprendentes quanto para ensinantes no contexto digital. Originalidade | Valor: O estudo destaca a relevância das orientações globais que emergiram de movimentos político-educacionais, enfatizando sua aplicação prática na educação atual e contribuindo para uma compreensão mais profunda das mudanças e inovações no ensino, especialmente com a introdução da Neoaprendizagem.

Detalhes do artigo

Seção
Gestão do Conhecimento