Competências Institucionais para a Inovação no Ensino à luz da Neoaprendizagem em IES Públicas

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Paulo Roberto de Moura
https://orcid.org/0000-0003-3434-7443
Patrícia de Sá Freire
Angela Maria Fleury de Oliveira

Resumo

O artigo apresenta um conjunto de competências às IES públicas (Instituições de Ensino Superior) para a inovação no ensino à luz da Neoaprendizagem, sendo essa uma plataforma metodológica andragógica de ensino-aprendizagem experiencial e expansiva que impulsiona a inovação na tríade educacional (aprendente – ensinante – instituição). Respeita diferentes estilos de aprender, promove a coprodução de conhecimento em redes, alterna fluidamente os papéis de professor e aluno, cria ambientes colaborativos, utiliza métodos ativos e ágeis e assegura a transferência prática do aprendizado. Diante das transformações digitais e das novas demandas da sociedade do conhecimento em relação à inovação no ensino, as IES deixam de ser transmissoras de informação e passam a ser organizações que aprendem e gerenciam dinamicamente seu capital intelectual. A pesquisa adotou a etapa qualitativa com revisão sistêmica e análise documental, que identificou 36 competências e 59 descrições, categorizadas em: 7 competências no aspecto Legal, 12 no Estratégico, 11 no Pedagógico e 7 aspectos da própria Neoaprendizagem. A entrevista semiestruturada com 10 gestores (reitores e vice-reitores) de duas universidades públicas brasileiras (UFSC e UDESC) validou as competências encontradas. A discussão integra essas competências como mecanismos essenciais para a inovação, dialogando com teorias de aprendizagem organizacional, andragogia, heutagogia e educação para o século XXI. O desenvolvimento integrado dessas competências habilita as IES a se adaptarem proativamente, promovendo um ciclo virtuoso de inovação no ensino público.

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Gestão do Conhecimento

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