INFLUÊNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ENGENHARIA CIVIL FRENTE AO FENÔMENO DA EVASÃO: UM ESTUDO NO IFPB - CAMPUS PATOS

Conteúdo do artigo principal

João Paulo Marçal de Souza
https://orcid.org/0000-0003-4157-3692
Rayene Sutero dos Santos
Maria Clerya Alvino Leite

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores que acometeram às taxas de evasão universitária no curso de bacharelado em Engenharia Civil do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – campus Patos tendo em vista o ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da COVID-19.  Design | Metodologia | Abordagem: O público-alvo foram os 93 alunos evadidos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFPB, campus Patos, no período de 2020-2021, porém, a pesquisa contou com 68 respondentes (survey). Resultados: O processo pandêmico intensificou as taxas de evasões universitárias que já vinham em estado alarmante, mesmo com adoção do ensino remoto, este não chegou para toda a comunidade, nem com qualidade adequada. No curso de engenharia analisado por este estudo, encontrou-se uma taxa de evasão universitária, tendo em vista o período de aulas remotas, de aproximadamente 38%. Diversos fatores estão por trás desta questão, como as desigualdades sociais geradas pela pandemia, como fatores pessoais e institucionais os quais impulsionaram o discente a evadir do seu curso. Originalidade | Valor: Este estudo se mostra como pioneiro no IFPB frente aos desafios já enfrentados pela evasão universitária. Nesse viés, demonstra a urgência pela tomada de medidas que mitiguem as consequências geradas para com o público mais vulnerável afetado.


Bardach, L., Lüftenegger, M., Lüftenegger, S., Spiel, C., & Schober, B. (2020). Context-related problems and university students’ dropout intentions - the buffering effect of personal best goals. European Journal of Psychology of Education, 35, 477-493.


 


Bäulke, L., Grunschel, C., & Dresel, M. (2022). Student dropout at university: a phase-orientated view on quitting studies and changing majors. European Journal of Psychology of Education, 37 (1), 853-876.


 


Behr, A., Giese, M., Kamdjou, H. D. T., & Theune, K. (2021). Motives for dropping out from higher education - An analysis of bachelor's degree students in Germany. Eur J Educ., 56, 325-343.


 


Brasil. (2017). Ministério da Educação. Metodologia de Cálculo de Indicadores de Fluxo de Ensino Superior. Brasília, 2017. https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2017/metodologia_indicadores_trajetoria_curso.pdf. Recuperado em 18 fevereiro de 2022.


 


Bussab, W. O., & Morettin, P. A. (2006). Basic Statistics. São Paulo: Saraiva.


             


Cunha, C. R., Vidal, L. A., Tiegs, H. S., & Tiegs, M. (2021). The Profile of Engineering Public Higher Education Students and their Potentialities for Evasion. Journal of Teaching, Education and Human Sciences, 22 (4), 493-498.


 


Ferreira, M. S., & Santos, A. V. (2019). Escalímetro: uma sequência didática para o ensino de desenho técnico arquitetônico. Curitiba: Appris.


 


Freitas, B. A., Costa, E. C. A. C., & Costa, C. P. (2017). Fatores de Evasão dos Alunos no Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba. Revista Principia, 1 (34), 69-76.


 


García-Alberti, M., Suárez, F., Chiyón, I., & Feijoo, J. C. M. (2021). Challenges and Experiences of Online Evaluation in Courses of Civil Engineering during the Lockdown Learning Due to the COVID-19 Pandemic. Education Science, 11 (2), 1-19.


 


Gil, A. C. (2017). How to design research projects (6ª ed.), São Paulo: Atlas.


 


Gómez-Bernárdez, A., & Belmonte, M. L. (2020). School dropout, determinants, educational policies and subsequent itineraries. Research, Society and Development, 9 (10), 1-15.


 


Gottlieb, M., Utesch, M. C., & Bohm, M. (2019). Beyond 2030 Challenges of Engineering Education in an Information Systems Driven World – an Extraction based on Research Topics, 2019 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2019, 458-466.


 


Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G., Henklain, M. H. O., Panosso, M. G., Kienen, N., Beltramello, O., & Gonçalves, V. M. (2020). Higher education in times of pandemic: guidelines for university management. Education & Society, 41 (1), 1-27.


 


Hoffmann, J. (2019). Mediating evaluation: a practice under construction from preschool to university. Porto Alegre: Mediação.


 


Lamers, J. M. S., Santos, B. S., & Toassi, R. F. C. (2017). Retention and leakage in public higher education: case study in na Evening dentistry course. Education in magazine, 1 (33), 1-26.


 


Larsen, M. R., Sommersel, H. B., & Larsen, M. S. (2013). Evidence on Dropout Phenomena at Universities. Danish clearinghouse for educational research. AARHUS, Copenhagen. http://edu.au.dk/en/research/research-areas/danishclearinghouse-for-educational-research/. Recuperado em 20 janeiro de 2023.


 


Mireles-Rios, R., Rios, V. M., & Reyes, A. (2020). Pushed Out for Missing School: The Role of Social Disparities and School Truancy in Dropping Out. Education Sciences, 10 (4), 1-15.


 


Nunes, A. A., Martins, P. D., & Souza, J. P. M. (2022). Ensino remoto emergencial de projeto arquitetônico: desafios, análise e proposta. Revista Educação Gráfica, 26 (1), 135-154.


 


Olmedo-Cifuentes, I., & Martínez-León, I. M. (2022). University dropout intention: Analysis during COVID-19. Journal of Management and Business Education, 5 (2), 97-117.


 


Quispe-Prieto, S., Cavalcanti-Bandos, M. F., Caipa-Ramos, M., Paucar-Caceres, A., & Rojas-Jiménez H. H. (2021). A Systemic Framework to Evaluate Student Satisfaction in Latin American Universities under the COVID-19 Pandemic. Systems, 9 (1), 1-21.


                                         


Ramberg, J., Laftman, S. B., Frasson, E., & Modin, B. (2019). School effectiveness and truancy: a multilevel study of upper secondary schools in Stockholm. International Journal of Adolescence and Youth, 24 (2), 185–198.


 


Rapanta, C., Botturi, L., Goodyear, P., Guàrdia, L., & Koole, M. (2020). Online University Teaching During and After the Covid-19 Crisis: Refocusing Teacher Presence and Learning Activity. Postdigital Science and Education, 2 (1), 923–945.


 


Respondek, L., Seufert, T., Stupnisky, R., & Nett, U. E. (2017). Perceived academic control and academic emoticons predict undergraduate university student success: Examining effects on dropout intention and achievement. Frontiers in Psychology, 8 (1), 1-18.


 


Silva, J. B., & Silva, J. G. (2019). Evasion of Industrial Engineering students of FT/UFAM. International Journal for Innovation Education and Research, 7 (10), 551-564.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.