INOVAÇÃO NAS COMISSÕES DE AVALIAÇÃO: PERSPECTIVAS ETNOMETODOLÓGICAS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

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Thiago Henrique Almino Francisco
Bruna Feiden
Giancarlo Moser
Pedro Antonio de Melo

Resumo

Objetivo: Este estudo visa entender a integração, interpretação e valorização da inovação nas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) de uma Universidade Comunitária. Design/Metodologia/abordagem: Utilizando uma metodologia etnometodológica, qualitativa,
exploratória e descritiva, a pesquisa analisa as interações e a cultura institucional que influenciam a inovação. As técnicas incluem entrevistas semiestruturadas e análise de documentos importantes, como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto de
Autoavaliação da CPA. Resultados: Os resultados indicam que a inovação na CPA é um processo colaborativo, evidenciando uma construção coletiva de significados. A análise de conteúdo revela como a inovação está entrelaçada com as dinâmicas culturais e
operacionais da CPA, essencial para entender como as universidades podem fomentar a inovação na avaliação institucional. Originalidade/Valor: O estudo sublinha a importância de contextualizar as inovações nas CPAs e, apesar de suas limitações, como a
especificidade do contexto estudado, fornece percepções importantes para outras instituições de ensino superior, contribuindo para o avanço da avaliação institucional e da gestão educacional.

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