EXPLORANDO A AGÊNCIA PESSOAL NO CODECOMBAT: UMA ANÁLISE DAS DINÂMICAS DE APRENDIZADO EM UMA PLATAFORMA GAMIFICADA

Conteúdo do artigo principal

Douglas Ropelato
https://orcid.org/0009-0004-9931-6669
Luciane Maria Fadel

Resumo

Objetivo: Analisar como a exploração do domínio da ação na plataforma CodeCombat proporciona um maior aprofundamento nas dinâmicas de aprendizado. Metodologia: Foi utilizado o método de Close Reading (leitura atenta), com foco em uma avaliação detalhada e crítica da plataforma CodeCombat. As técnicas empregadas incluíram a análise de trechos breves, imersão direta no material, releituras intencionais, anotações e discussões sobre pontos relevantes do texto, além de responder a questões específicas do conteúdo analisado. Resultados: O engajamento dos alunos com a plataforma CodeCombat foi elevado, especialmente nas atividades iniciais, onde as tarefas são curtas e auxiliadas por recursos da própria plataforma. Observou-se uma consistência nas respostas aos comandos e um alto nível de envolvimento com as atividades propostas. No entanto, a interatividade e a personalização mostraram-se limitadas, com pouca flexibilidade nas decisões de navegação. Valor: A exploração da agência pessoal em plataformas
educacionais gamificadas, como o CodeCombat, oferece um ambiente propício para a prática e o aprofundamento das dinâmicas de aprendizado, promovendo um aprendizado ativo.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento