MISINFORMATION: THEORETICAL AND PRACTICAL CONTRIBUTIONS FROM INFORMATION MANAGEMENT AND KNOWLEDGE MANAGEMENT TO HELP FIGHT ONLINE MISINFORMATION

Conteúdo do artigo principal

KIMIZ DALKIR

Resumo

Objetivo: Este artigo se concentrará nas contribuições teóricas e práticas da gestão da informação e da gestão do conhecimento para ajudar a identificar e, idealmente, prevenir a criação e disseminação de desinformação online. Resultados: A desinformação não é um fenômeno novo, pois a propaganda e as falsas alegações de marketing existem há décadas, senão séculos. O que há de novo hoje é que a desinformação online pode atingir muito mais pessoas em todo o mundo quase instantaneamente, principalmente devido ao uso das mídias sociais. Enquanto no passado apenas pessoas poderosas ou grandes corporações podiam gerar falsas alegações de maneira convincente, hoje a mídia social permite que qualquer pessoa crie e divulgue conteúdo falso. Os riscos são grandes, pois a desinformação pode impactar nas decisões financeiras e de saúde. Houve uma proliferação de notícias falsas em torno da atual pandemia, por exemplo, com algumas buscando lucrar com a venda de curas falsas para a Covid-19, enquanto outras alimentam os movimentos antivacinas. Ao mesmo tempo, as pessoas que podem nos influenciar encolheram para “bolhas de filtro” cada vez mais pequenas, pois interagimos principalmente com pessoas que têm opiniões semelhantes às nossas (Dalkir & Katz, 2020). Originalidade ½ Valor: A desinformação é um problema social que exige que as pessoas se tornem mais alfabetizadas em informações, que as empresas (em particular, as empresas de mídia social) adotem políticas de informação mais eficazes e que os países adotem legislação que possa abordar a criação intencional e a disseminação de desinformação sem atropelar os direitos dos cidadãos à liberdade de expressão.


Referências

Baudrillard, J. (1994). Simulacra and simulation. University of Michigan Press.


Dalkir, K. (2017). Knowledge management in theory and practice (3rd ed.). MIT Press.


Enfield, N. (2017). We’re in a post-truth world with eroding trust and accountability. It can’t end well. The Guardian. Retrieved November 16, 2017, from https://www.theguardian.com


Feldman, R. (2013). Techniques and applications for sentiment analysis. Communications of the ACM, 56(4), 82-89.


 


Gatehouse, J. (2018). Amazon scraps AI for bias against women, raises more doubts about objectivity of algorithms. The National Today Newsletter.


Hasher, L., Goldstein, D., & Toppino, T. (1977). Frequency and the conference of referential validity. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 16(1), 107-112.


 


Iqbal, F., Debbabi, M., & Fung, B. C. (2020). Machine learning for authorship attribution and cyber forensics (pp. 52-55). Springer.


Kaufmann, P. (2017). In the post-truth era, colleges must share their knowledge. The Chronicle of Higher Education. Retrieved October 25, 2022, from https://www.chronicle.com/article/in-the-post-truth-era-colleges-must-share-their-knowledge/


 


Keene, J. (2018). Post-truth politics and why the antidote isn’t simply ‘fact-checking” and truth. The Conversation. Retrieved October 25, 2022, from http://theconversation.com/


 


Laybats, C., & Tredinnick, L. (2016). Post truth, information and emotion. Business Information Review, 33(4), 204-206.


 


 Mackey, T. P., & Jacobson, T. E. (2014). Metaliteracy: Reinventing information literacy to empower learners. American Library Association. Retrieved October 25, 2022, from https://www.alastore.ala.org/content/metaliteracy-reinventing-information-literacy-empower-learners


 


McElroy, M. W., & McElroy, L. (2003). The new knowledge management: Complexity, learning, and sustainable innovation. Routledge.


 


Gottfried, J., & Shearer, E. (2016). News use across social media platforms 2016. Retrieved October 25, 2022, from https://www.pewresearch.org/journalism/2016/05/26/news-use-across-social-media-platforms-2016/


 


Wendling, M. (2018). The (almost) complete history of “fake news”. BBC Trending. Retrieved October 25, 2022, from https://www.bbc.com/news/blogs-trending-42724320


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

KIMIZ DALKIR, School of Information Studies, McGill University, Canada

<

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.