Desafios para a explicitação do conhecimento no ambiente universitário

Conteúdo do artigo principal

Julio Cesar Zilli
Rosane Alessio Dal Toé
Adriana Carvalho Pinto Vieira
Guilherme Spiazzi Dos Santos

Resumo

Objetivo: A pesquisa buscou identificar os desafios para a explicitação do conhecimento na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa foi caracterizada como descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada junto a Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UNESC.

Resultados: Constatou-se que não existe um processo estruturado de gestão do conhecimento implementado, porém, os dirigentes da universidade compreendem a necessidade de uma ação estratégica para a implantação da gestão do conhecimento, necessitando de ações eficazes para explicitar, disseminar e formalizar o conhecimento em todo o complexo universitário.

Limitações da pesquisa: Como fator limitante, observa-se que a pesquisa foi realizada em uma única universidade, demonstrando que os resultados referem-se somente a este universo.

Originalidade/valor: A originalidade refere-se ao estudo ser realizado em uma universidade comunitária, com abrangência no extremo Sul catarinense.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Julio Cesar Zilli, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS/UNESC e Professor dos Cursos de Administração Gestão e Administração com linha de formação específica em Comércio Exterior /UNESC

Rosane Alessio Dal Toé, SENAI

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC

Adriana Carvalho Pinto Vieira, UNESC

Doutora em Desenvolvimento Econômico

Guilherme Spiazzi Dos Santos, UNESC

Graduando em Administração - UNESC