INOVAR OU “MORRER”: UMA REFLEXÃO SOBRE INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS PRESENCIAIS NA FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Thiago Henrique Almino Francisco
Pedro Antônio de Melo
Yuri Borba Vefago

Resumo

Objetivo: O artigo apresenta uma visão de avaliadores da área da Administração sobre as influências da educação a distância em cursos presenciais, com a intenção de identificar potencialidades e desafios na perspectiva da inovação.

Design/Metodologia/Abordagem: Por meio de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou de um roteiro semiestruturado para a coleta de dados, aplicado a avaliadores credenciados no BASIs, e que atuam na área da Administração, foi possível identificar elementos que apresentam desafios e oportunidades de inovação nos cenários metodológicos, tecnológicos e de mercado, que emergiram dos dados a partir do processo de codificação.

Resultados: Os resultados permitem concluir que coordenadores e membros dos NDEs ainda carecem de capacitação para compreender este cenário, de mudanças exponenciais, que se apresenta no contexto da formação do Bacharel em Administração.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, UNESC

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua como pesquisador, vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e ao Núcleo de Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP), ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina. Também é pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU), da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência em temas relacionado a avaliação institucional (SINAES), gestão das atividades da CPA, regulação da educação superior e gestão acadêmica, com foco nos impactos do CPC nos Projetos Pedagógicos, IGC e PDI. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias voltadas para o ENADE. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração estratégica, gestão do conhecimento, inovação, metodologia científica e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior. Integra, atualmente, o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), do INEP/MEC.

Pedro Antônio de Melo, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe ? IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - CPGA e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016). É Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária ? INPEAU. Membro da Organização Universitária Interamericana ? OUI, Canadá, e Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU, Região Brasil. É Editor da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAl.

Yuri Borba Vefago, UFSC

Mestrando, pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/UFSC).Graduado, pelo curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atuou como pesquisador, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE/UNESC/CNPq). Foi co-fundador da Empresa Júnior do Curso de Administração da UNESC, Modus Consultoria Júnior, onde atuou também como presidente entre os anos de 2015 e 2016.