Iniciativas econômicas solidárias e redes de colaboração na Amazônia Marajoara
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2020.e70125Resumo
A pesquisa visa apresentar um estudo de caso que contextualiza o tema Economia Solidária à luz do que vem sendo construído no âmbito do território da Amazônia Marajoara, tendo como universo da pesquisa o Projeto Estadual de Assentamento Agroextrativista (PEAEX) denominado Acutipereira, mais especificamente, a comunidade Santo Ezequiel Moreno e suas redes de colaboração solidária com as demais comunidades adjacentes. O objetivo da pesquisa concentrou-se em apresentar iniciativas econômicas solidárias em andamento na Amazônia Marajoara que se mostram promissoras na busca da melhor gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local sustentável, avaliar as dinâmicas das redes de colaboração solidárias existentes e potenciais, bem como suas reais possibilidades e limites para o sucesso. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, com o uso do método qualitativo, com abordagem do tipo exploratória, por meio de um estudo de caso. Destaca-se como resultado que a comunidade se encontra em plena construção de uma cultura solidária, mas que ainda requer dar um salto de qualidade, tanto no amadurecimento e operacionalização de seus projetos, no efetivo acesso à novos mercados, quanto no aprimoramento e operacionalização de suas redes de colaboração solidárias dentro e fora do PEAEX Acutipereira. Conclui-se que as iniciativas econômicas solidárias e suas redes de colaboração em operacionalização na comunidade pesquisa de fato estão proporcionando geração de trabalho, renda e melhores condições de vida as famílias.
Referências
BRASIL. Plano Nacional de Economia Solidária. Ministério da Economia. Conselho Nacional de Economia Solidária, 2015.
CALVALCANTE, Paulo B. Frutas comestíveis da Amazônia. – Belém: Museu paraense Emilio Goeldi, 1991.
Cozinha Agroextrativista Iaçá. Receitas da Culinária Agroextrativista –Organização: IEB. Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2019.
EID. EmergingandReemergingInfectiousDiseases, RegionoftheAmericas.Human Rabies TransmittedbyBats in Pará State, Brazil. EID. WeeklyUpdates.Vol. 2, No. 14. 8 April, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
LUZIO DOS SANTOS, Luís Miguel. Socioeconomia: solidariedade, economia social e as organizações em debate – São Paulo: Atlas, 2014.
MANCE, Euclides André. A Revolução das Redes: a colaboração solidária como alternativa pós-capitalista à globalização atual. Petrópolis: Vozes, 2000.
MANCE, Euclides André. Redes de colaboração solidária: aspectos econômicos-filosóficos: complexidade e libertação. Petrópolis: Vozes, 2002.
MIRANDA, Katiuscia; POTIGUAR, Manoel. Embarca Marajó: Estratégias locais de inovação, fortalecimento institucional e desenvolvimento sustentável. Belém: Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2017.
SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária – 1ª Ed. – São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).