Histórico

Um breve histórico do periódico

Na ata da quinquagésima reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), realizada em 12 de março de 2004, sob a presidência do coordenador Prof. Hector R. Reis, lê-se o seguinte:

“O Prof. Rafael Raffaelli relatou parecer favorável sobre a proposta de criação da Revista Eletrônica do Programa. Após diversas considerações dos presentes ficou combinado que a Revista deverá ser lançada em breve, dentro da proposta apresentada pelas doutorandas Cristina Rocha e Silmara Cimbalista. Por sugestão do Prof. Héctor, foi indicado, e aprovado pelos demais, o nome do Prof. Rafael Raffaelli como Presidente da Comissão Editorial da revista, bem como os nomes das doutorandas Cristina Rocha e Silmara Cimbalista como editoras adjuntas”.

Podemos dizer que esse é o ato fundador, que fez com que no final do primeiro semestre de 2004 fosse lançado o primeiro número da nossa revista. Desde então, mantendo uma periodicidade de publicações anuais, sem interrupções, a INTERthesis contou com a preciosa contribuição dos editores Rafael Raffaelli (2004), Paulo J. Krischke e Luzinete Simões Minella (2005), João Lupi (2006) e Sandra Caponi (2006 e 2007), Silmara Cimbalista e Selvino José Assmann (2008), incluindo-se entre os editores Javier Ignacio Vernal (2012) – equipe que liderou e deu continuidade à revista por mais de dez anos. Em 2024, Daniel Serravalle de Sá assume a direção editorial, no mesmo ano em que o periódico completa 20 anos de existência.

É fundamental destacar as pessoas que têm grandes méritos na assiduidade e na qualificação cada vez maior da INTERthesis ao longo dos anos: Silmara Cimbalista e Javier Ignacio Vernal, que iniciaram suas respectivas contribuições como doutorandos e como editores adjuntos, conduzindo a revista mesmo após encerrarem seus vínculos com a UFSC. Em 30 de setembro de 2017 o periódico perde seu Editor-chefe, o Prof. Selvino Assmann. Ao longo dos anos de convívio ele nunca abandonou sua excepcional maneira de interagir com alunos e colegas, nem deixou de olhar o mundo com encanto e honestidade. Sua atuação na revista abriu espaço para a publicação de traduções de textos de filósofos contemporâneos e mundialmente relevantes como a abordagem e a discussão de temas imprescindíveis para abordar a complexidade da condição humana. No primeiro número de 2018 (janeiro/abril) prestamos nossa homenagem, republicando as traduções que fez como editor da revista, foi nossa forma de prestigiar o trabalho ímpar que ele nos deixou. Temos imensas saudades desse ser humano extraordinário dentro e fora da Universidade. Destacamos também a preciosa contribuição do Laboratório de Estudos Interdisciplinares (LET), da Universidade Federal de Santa Catarina, que, liderado pelo igualmente saudoso Prof. Paulo J. Krischke, falecido no dia 5 de julho de 2021, foi uma importante fonte de apoio na manutenção e na publicação da revista por muitos anos. O professor Paulo Krischke, editor da INTERthesis em 2005, era uma pessoa politicamente comprometida com as causas e lutas pelos direitos humanos e um crítico implacável a todas as formas de abusos de poder e de autoritarismo. Os estudantes, orientandos e colegas sentem muito sua ausência.

Em 2009, a INTERthesis passou a publicar dossiês reunidos sob os seguintes temas: interdisciplinaridade; Estudos de gênero; Sociedade e meio ambiente; Condição humana na modernidade. A partir do primeiro número do ano de 2016, a INTERthesis inaugurou sua nova periodicidade, passando a ser uma publicação quadrimestral e dividindo as seções de artigos pelas respectivas áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) ao qual está vinculada, a saber: Condição Humana e Saúde na Modernidade; Estudo de Gênero e Sexualidades; Sociedade, Meio Ambiente, Migrações e Risco; África e suas Diásporas.

A partir de janeiro de 2020, a revista passa a operar com a publicação em fluxo contínuo, dando celeridade na disponibilização dos artigos aceitos. Outra mudança, esta advinda do Portal de Periódicos da UFSC, foi a implantação de templates para artigos, ensaios e resenhas, padronizando a identidade visual das revistas da Universidade. Os novos templates construídos pela equipe do Portal atendem a padrões nacionais e internacionais de editoração científica e também garantem a acessibilidade dos artigos para pessoas cegas ou com baixa visão.

A INTERthesis é reconhecida cada vez mais como um periódico importante na publicação e divulgação de estudos interdisciplinares na área das Ciências Humanas. Nos seus vinte primeiros números foram divulgados 209 artigos de autoria de brasileiros e de colaboradores internacionais, inclusive ensaios, além de 45 resenhas e dez traduções de importantes textos de autores estrangeiros.

 

 

QUALIS CAPES - Quadriênio 2017-2020

Área com publicação no quadriênio

Classificação

Área mãe

INTERDISCIPLINAR

B1

INTERDISCIPLINAR

Atualmente os periódico recebem um único estrato de qualidade, o qual é atribuído pela principal área de avaliação, chamada área-mãe.

 

QUALIS CAPES - Quadriênio 2013-2016

Área com publicação no quadriênio

Classificação

Área mãe

INTERDISCIPLINAR

FILOSOFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS POLÍTICAS

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

DIREITO

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA

SERVIÇO SOCIAL

SOCIOLOGIA

B2

B2

B2

B3

B3

B3

B3

B3

B3

B3

B3

INTERDISCIPLINAR

FILOSOFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS POLÍTICAS

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

DIREITO

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA

SERVIÇO SOCIAL

SOCIOLOGIA

Para ver a classificação da revista em outras áreas no quadriênio 2023-2016 acessar: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf