Política Editorial

Preprints

Em conformidade com o movimento da Ciência Aberta, a revista INTERthesis apoia o uso de servidores preprints e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis, como o SciELO Preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/user/register 

A revista apoia o uso de repositórios institucionais para o depósito de versões do seu artigo, assim como repositórios para depósito que visem à preservação, disseminação e reutilização de dados, como o SciELO Data: https://data.scielo.org/ e Sherpa/Romeo: https://www.sherpa.ac.uk/romeo/

Em ambos os casos, deve-se informar a revista durante o processo de submissão sobre o depósito de preprint e/ou dos dados em repositório. 

Processo de avaliação por pares

A revista INTERthesis adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).

Os originais são pré-avaliados pelos editores que levarão em consideração aspectos de conteúdo (originalidade, presença de metodologia interdisciplinar, vigência temática, estrutura geral) e de forma (se está no template, se as informações foram preenchidas na plataforma, se incluiu o arquivo Notas da Obra). Uma vez que as políticas editoriais esteja corretas, o artigo seja aceito para avaliação. Caso contrário, os autores serão notificados em um prazo de 15 dias com a rejeição e arquivamento do artigo.

Se obtiver uma avaliação positiva, o manuscrito aprovado será encaminhado para dois pareceristas externos à INTERthesis, aos quais caberá, num prazo de até 30 dias, a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do manuscrito. Quando for preciso, os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará o autor sobre a “Aceitação sem alterações”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição” e arquivamento do texto.

Nos casos de “Aceitação com pequenos ajustes” e “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas), o autor terá um prazo de 30 dias para encaminhar à INTERthesis o manuscrito revisto e documento comentando as alterações feitas. O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito encaminhará para os avaliadores a nova versão do manuscrito e o documento com os comentários e/ou justificativas, para verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar se pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de a avaliação final do manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa e o manuscrito, arquivado.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela revista.

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo onde se identifique. Para tal fim, a revista utiliza o software Ithenticate para a deteção de plágio.

O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 150 dias

Dados abertos

Os dados são os registros científicos que validam os resultados da pesquisa. Dados de pesquisa variam de acordo com a área de conhecimento e abrangem: documentos textuais, planilhas, estatísticas, cadernos de laboratório, cadernos de campo, diários, questionários, transcrições, arquivos de áudio, vídeo, fotografias, metodologias, fluxos de trabalho, relatórios parciais e outros materiais elaborados e/ou coletados durante o desenvolvimento da pesquisa. Apoiados nos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable e Reusable [Achável, Acessível, Interoperável, Reutilizável]).

A INTERthesis orienta que os dados da pesquisa, assim como códigos, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável, por isso recomendamos fortemente que os dados sejam depositados no SciELO Data após a aprovação dos manuscritos, e que o Guia de depósito de dados de pesquisa seja consultado para tal finalidade.

Caso os dados estejam hospedados em um repositório público, deve ser indicado no artigo, Nome do repositório, Número de identificação de dados, URL direto aos dados e DOI dos mesmos.

Cobrança de Taxas

A INTERthesis não cobra taxas de submissão e procesamento de artigos (APCs).

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados.

A INTERthesis tem como instrumento os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos. Também adota o Guia para registro e publicação de retratação da SciELO.

Política sobre Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

Na arte de avaliação de um manuscrito, a envolver autores e revisores, o periódico INTERthesis verifica com rigor, a partir de sua editoria, o estabelecimento de uma política a evitar envolvimento de pessoas a manterem relações pessoais, de amizade ou adversidade, assim como a envolver pessoas e instituições.

Este procedimento visa dar confiabilidade ao processo de análise do material submetido, com consequente aumento da credibilidade dos artigos publicados. Neste sentido, solicita-se aos autores e revisores contatarem o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar: a) ligações e conflitos pessoais e institucionais (de caráter familiar e partidário) entre revisores e autores; b) apoio financeiro obtido no desenvolvimento do trabalho e a incidir em leitura que possa prejudicar a confiabilidade do material produzido. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo onde se identifique. Para tal fim, a revista utiliza o software Ithenticate para a deteção de plágio.

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da INTERthesis se alinha às diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a revista adota a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

Identidade de gênero

A revista está comprometida com a promoção da diversidade e da igualdade na comunicação científica. Para inclusão de nome social ou retificação de prenome civil, entre em contato com nossa equipe editorial, por e-mail, indicando:
Alteração de nome de autoria de X para Y, junto com uma Autodeclaração de Pessoa Trans preenchida e assinada (preferivelmente com assinatura eletrônica autenticável).

Comitê de Ética

Tendo como base a Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Todos os manuscritos que realizam recrutamento de participantes e coleta de dados envolvendo seres humanos em pesquisas devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa.

Direitos Autorais e Propriedade Intelectual e Termos de uso

A revista INTERthesis, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim, os autores conservam todos seus direitos, permitindo que a revista possa publicar seus artigos e disponibilizar para toda a comunidade.

Os conteúdos da INTERthesis estão licenciados sob Creative Commons 4.0 CC BY.  
Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.

Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Patrocinadores e Agências de Fomento