Fluxo editorial

Descreve-se aqui as etapas do fluxo editorial da revista INTERthesis, que acontecem uma vez que o manuscrito é submetido na plataforma Open Journals System (OJS).

  1. Aderência às normas

Verificação do artigo quanto ao atendimento das diretrizes de submissão estabelecidas pela revista. Isso inclui a avaliação do cumprimento dos requisitos específicos de formatação, normalização, limite de palavras, envio correto de arquivos e documentos, e atenção às normas editoriais. Os autores e autoras que não cumprirem com as instruções terão sua submissão recusada. Um manuscrito reprovado nesta primeira análise não exclui a possibilidade de resolução de pendências. As submissões que demonstrarem aderência às políticas e diretrizes serão encaminhadas para a próxima etapa.

  1. Avaliação editorial

Avaliação do manuscrito em relação ao foco temático e à linha editorial da revista segundo critérios de relevância, originalidade e contribuição científica. Conferência de similaridade por meio de ferramentas anti-plágio, como o  iThenticate.  As submissões que não atendam a esses critérios serão rejeitadas e os autores informados do motivo. Se a avaliação for positiva e não for identificado plágio, a submissão é encaminhada para a próxima etapa.

  1. Avaliação por pares

A revista INTERthesis adota em seu processo editorial a avaliação duplo-anonimato (double-blind peer review). O editor responsável enviará a submissão para pelo menos dois pareceristas externos, que são solicitados a avaliar, no prazo de até 30 dias, as submissões segundo dimensões: textuais (correção gramatical, coesão e coerência argumentativa, referenciação bibliográfica, estrutura geral), metodológicas (presença do método interdisciplinar, contextualização do problema de pesquisa, conformidade ética, análise dos dados) e  temáticas (originalidade da pesquisa, discussão e análise dos resultados, qualidade das conclusões). Em caso de pareceres conflitantes, o editor poderá solicitar a participação de mais avaliadores para fundamentar e emitir a sua decisão final.  Resultados possíveis são: “Aceitar sem alterações”, “Aceitar com modificações”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição” e arquivamento do texto.

O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 150 dias.

A equipe editorial adverte que no decorrer do fluxo editorial descrito acima, algumas particularidades podem ocorrer. Ressalta-se, portanto, a necessidade de um contato entre os autores, autoras e a INTERthesis, pautado na ética, na transparência e na resolução de forma que problemas sejam sanados e prevaleça a eficácia no processo.