Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores reconhecem que na sua obra não há plágios, fabricação de pesquisa, nem falsificação ou manipulação de dados.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. No caso do manuscrito ser oriundo de evento científico, os autores tem a obrigação de informar o evento (nome e link do site) onde foi apresentada a comunicação no processo de submissão do artigo no campo “comentários ao editor” do sistema. Se o artigo já foi avaliado (e rejeitado) em outra revista, o autor reconhece ter seguido os pareceres recebidos e as sugestões de melhora.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Doc e Docx. O texto está no template da revista e segue todas as indicações do mesmo.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, do texto e da opção propriedades no Word (ou no software utilizado), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • O template "Notas da obra" está devidamente preenchido com a assinatura digitalizada de todos os autores do manuscrito.
  • Todos os coautores concordam que esta é a versão final do documento assim como na sua submissão para avaliação e possível publicação nesta revista.
  • O texto não ultrapassa o limite de 4 (quatro) membros (autor e co-autores).

Diretrizes para Autores

Aspectos Gerais

A Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, publicada pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, aceita para avaliação artigos, ensaios e resenhas inéditos, originais e consistentes com abordagem interdisciplinar, estabelecendo pontes entre disciplinas principalmente em áreas temáticas tais como:

- Condição Humana na Modernidade

- Estudos de Gênero

- Sociedade e Meio Ambiente

- África e suas diásporas

Artigos submetidos por estudantes de pós-graduação (Mestrado e/ou Doutorado) somente serão aceitos se escritos em co-autoria com o(a) Orientador(a), conforme sugere a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Todos os artigos são apreciados por dois avaliadores, através do sistema “Blind Review”, ou seja, avaliação cega, e caso necessário será enviado ainda a um terceiro avaliador.

Não são aceitos artigos já apresentados em outros periódicos ou na íntegra em eventos científicos. Apenas serão aceitas aquelas comunicações não apresentadas na íntegra, como os “short papers” ou resumos, sempre que os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e que as modificações sejam significativas, pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, e assim passível de ser aceito para avaliação.

Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

Os trabalhos submetidos na INTERthesis não poderão ser/estar submetidos em nenhuma outra revista durante o processo editorial.

A INTERthesis reserva-se o direito de evitar a publicação de um mesmo autor ou co-autor em um período de 10 meses entre a publicação de um artigo e a submissão de um novo texto.

O número de autores por texto não deverá ultrapassar ao limite de 4 (quatro) membros.

Será aceita apenas 01 (uma) submissão por autor e respectivo(s) co-autor(es) para “avaliação por pares”. Enquanto o texto estiver sendo avaliado não serão aceitas outras submissões do mesmo autor ou co-autor(es).

Citações e referências

Devem ser feitas com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. As citações devem ser incluídas utilizando o sistema autor/data com base na NBR 10520/2002 e as referências devem utilizar a NBR 6023/2018.

Formatação e extensão

Os/as autores/as devem submeter o artigo ou ensaio na formatação indicada no respectivo template, com o mínimo de 12 páginas e um máximo de 20 páginas.

No caso da submissão de resenha, deve utilizar a formatação indicada no respectivo template, com um máximo de 07 páginas.

Os arquivos devem ter o formato Doc e/ou Docx.

O documento não deve apresentar nenhum comentário ou dado que possa identificar aos autores no manuscrito.

Templates

 Clique no tipo de trabalho que pretende submeter na INTERthesis para fazer o download do respectivo template:

- Artigo

- Ensaio

- Resenha

Notas da Obra

A INTERthesis adota o template de Notas da Obra com todos os dados de autoria e informações pertinentes ao manuscrito. É obrigatório a submissão desse template como documento suplementar.

Metadados no sistema de submissão

Autores devem preencher os metadados no sistema da revista zelando pela completude dos dados de todos os autores, incluindo o ORCID e URL do Currículo Lattes. No caso de autor estrangeiro informar URL de seu Currículo em plataforma como https://www.academia.edu/ ou similar.

Taxas para submissão e publicação de textos

A INTERthesis não cobra taxas de submissão e processamento de artigos (APCs)

Artigos

Os artigos publicados são originais, uma contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa de científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual.

 

Ensaios

Os ensaios publicados são inéditos oriundos de uma reflexão circunstanciada, que visa aprofundar a discussão ou apresentar uma nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante.

 

 

Resenhas

As resenhas são uma análise crítica sobre livro publicado nos últimos dois anos.

 

Artigo Eixo Temático: (Re)discutindo sexualidade: corpo, prazer e desejo em tempos conservadores

Se por um lado, nas últimas décadas, a diversidade sexual tem assumido lugares de visibilidade e reivindicação de direitos, à exemplo das conquistas obtidas por grupos feministas e LGBT, por outro, a virada conservadora que o Brasil vem experimentando recentemente tem incidido diretamente nesses avanços, seja na forma de discursos, indiferença ou negação às necessidades de grupos marginalizados. 

Nesse cenário de conflitos recentes, corpo, prazer e desejo se tornaram objetos de disputas políticas e sociais. Refletir cientificamente sobre esses episódios torna-se uma tarefa essencial, como forma de contribuir para que vozes historicamente silenciadas preservem e/ou reivindiquem seus direitos de existência e de expressão. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.