Política de avaliação por pares
Política e processo de avaliação por pares
A revista INTERthesis adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).
Os originais são pré-avaliados pelos editores que levarão em consideração aspectos de conteúdo (originalidade, presença de metodologia interdisciplinar, vigência temática, estrutura geral) e de forma (se está no template, se as informações foram preenchidas na plataforma, se incluiu o arquivo Notas da Obra). Uma vez que as políticas editoriais estejam corretas, o artigo seja aceito para avaliação. Caso contrário, os autores serão notificados em um prazo de 15 dias com a rejeição e arquivamento do artigo.
Se obtiver uma avaliação positiva, o manuscrito aprovado será encaminhado para dois pareceristas externos à INTERthesis, aos quais caberá, num prazo de até 30 dias, a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do manuscrito. Quando for preciso, os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará o autor sobre a “Aceitação sem alterações”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição” e arquivamento do texto.
Nos casos de “Aceitação com pequenos ajustes” e “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas), o autor terá um prazo de 30 dias para encaminhar à INTERthesis o manuscrito revisto e documento comentando as alterações feitas. O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito encaminhará para os avaliadores a nova versão do manuscrito e o documento com os comentários e/ou justificativas, para verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar se pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.
No caso de a avaliação final do manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa e o manuscrito, arquivado.
Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela revista.
Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo onde se identifique. Para tal fim, a revista utiliza o software Ithenticate para a deteção de plágio.
O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 150 dias.