Sobre a Revista
FOCO E ESCOPO
A INTERthesis, Revista Internacional Interdisciplinar visa prover um fórum para estudos interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento, em especial as Ciências Humanas. Os editores crêem que um entendimento abrangente dos fenômenos requer uma abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, a revista aceitará contribuições originais com temática interdisciplinar, estabelecendo pontes entre disciplinas principalmente nas áreas de concentração: Estudos de gênero e sexualidades; Sociedade, meio ambiente, migrações e risco; Condição humana e saúde na modernidade e África e suas diásporas.
A INTERthesis publica contribuições teóricas que sejam sustentadas por ampla pesquisa bibliográfica e/ou pesquisas empíricas que sejam metodologicamente fundamentadas. Os artigos devem ser caracterizados por uma reflexão crítica sobre temas e áreas de conhecimento relevantes à interdisciplinaridade, empregando linguagem clara e objetiva.
Cada edição é dividida em dois eixos ou seções temáticas: A primeira de caráter geral, abrangendo as quatro áreas de concentração interdisciplinares contempladas pelo escopo da revista (veja as descrições abaixo); e a segunda de caráter específico, com chamadas temáticas previamente anunciadas (dossiês), compreendendo fenômenos sociais da atualidade, os quais mantêm diálogo com as áreas de concentração mencionadas. A revista também publica, em seções próprias, entrevistas, resenhas e traduções inéditas em língua portuguesa.
Serão aceitos artigos em português, inglês, e espanhol com a finalidade de abranger e divulgar as investigações interdisciplinares em diversos países, além de facilitar o acesso aos textos originais.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
- África e suas Diásporas: Compreende os estudos interdisciplinares sobre África e suas diásporas, englobando questões relativas às formações sociopolíticas, identitárias e culturais em distintos contextos locais, nacionais e transnacionais. Busca-se compreender os processos e produtos coloniais e pós-coloniais a partir de uma perspectiva dinâmica e integrada. Possui duas linhas de pesquisa: 1) Processos políticos coloniais e pós-coloniais: Estudos da colonialidade e da pós-colonialidade com ênfase nos processos emancipatórios e de reconhecimentos relacionados a cidadania, trabalho, justiça e direitos e 2) Produções sócio-culturais e artísticas: Estudos sobre as relações dialógicas entre línguas, vozes sociais, narrativas e discursos, manifestações artísticas e culturais. Educação, pensamento social e produções intelectuais.
- Condição Humana e Saúde na Modernidade: Área dedicada ao estudo dos diferentes aspectos da condição humana contemporânea, dando relevo tanto a questões teóricas como a questões específicas sobre a ação e organização social, grupal e individual no mundo hodierno. Busca-se esclarecer e compreender os fenômenos complexos subjacentes aos grandes dilemas da humanidade nos tempos modernos, enfocando tanto a globalização e suas influências sobre a técnica e o trabalho, quanto às representações grupais e individuais resultantes das mudanças socioculturais em curso.
- Estudos de Gênero e Sexualidades: Estudos interdisciplinares dos discursos, histórica, social e culturalmente constituídos, sobre as diferenças sexuais - estudos de gênero. Desenvolve temáticas como política, sexualidade, saúde, direitos reprodutivos, trabalho, família, gerações, violência doméstica, comunicação, homossexualidade, identidade, subjetividade. Integra os núcleos de estudos de gênero dos diferentes departamentos e cursos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, no exercício da interdisciplinaridade, com objetivo de incentivar pesquisas e constituir-se em canal de difusão dos trabalhos desenvolvidos na área.
- Sociedade, Meio Ambiente, Migrações e Risco: Estudo interdisciplinar da problemática sócio-ambiental em sentido amplo dentro do debate sobre a globalização dos riscos e dos desafios sobre a sua governabilidade, com destaque para temas teóricos e aplicados relacionando qualidade de vida com avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, desenvolvimento sustentável, papel das ciências na análise dos problemas ambientais e tecnológicos e aspectos éticos destas questões.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
O processo de avaliação utilizado é o double-blind review (duplo-cego e anônimo). O texto recebido para uma seção específica será avaliado previamente pelos Editores, segundo o conteúdo do item 1 do Roteiro de Avaliação dos Manuscritos. Em caso de uma avaliação negativa, o autor será notificado num prazo de 15 dias.
Se obtiver uma avaliação positiva, o manuscrito aprovado será encaminhado por um Editor de Seção para dois pareceristas externos à INTERthesis, aos quais caberá, num prazo de até quatro semanas, a análise, aprovação (com ou sem exigências) ou recusa do texto. Caso haja divergência nas avaliações, um terceiro avaliador escolhido pelo Editor, entre os membros do Conselho Editorial, dará o parecer final.
O Editor de Seção responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará o autor as condições da aceitação ou da recusa do texto. No caso de “aceitação com mudanças e/ou correções”, o autor terá um prazo de 10 dias para encaminhar à INTERthesis o manuscrito revisto. Após esse prazo o manuscrito será aceito, mas perderá a sua posição na lista de manuscritos registrados na revista, passando a ocupar o último lugar dos manuscritos registrados.
O Editor de Seção responsável pelo processo de avaliação do manuscrito tem, por sua vez, um prazo de 10 dias para verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar ao Editor que o texto foi “aceito para publicação”. No caso da avaliação final ser “manuscrito rejeitado”, o autor do manuscrito será notificado sobre o motivo da recusa. A ordem para publicação dos manuscritos será definida pelo Editor, segundo critérios de oportunidade e conveniência. Os editores reservam-se o direito de efetuar pequenas alterações e/ou pequenos cortes nos arquivos recebidos para adequá-los às normas da INTERthesis, mantendo sempre o estilo e o conteúdo dos textos.
Artigos apresentados em eventos científicos:
O artigo submetido que foi apresentado em evento científico é analisado pelo Editor quanto ao tipo de apresentação realizada no evento. Normalmente são aceitos para ‘avaliação por pares’ artigos que foram apresentados oralmente. A INTERthesis entende que um texto apresentado em evento científico recebe contribuições que levam a novas reflexões sobre o tema. Entretanto, o texto só poderá ser aceito para ‘avaliação por pares’ se o autor o reelaborar, pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação. Caso o manuscrito seja aceito será mencionado em nota de rodapé que é oriundo de apresentação realizada no evento científico.
PERIODICIDADE
A partir de 2020 a INTERthesis funciona na modalidade de publicação continuada. Anteriormente, a revista publicava de forma quadrimestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
ÉTICA E BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO
Editores
A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Código de conduta para editores, do Committee on Publication Ethics (COPE).
Toda decisão editorial se fundamenta na relevância, originalidade, clareza e validade do artigo para atendimento do escopo da revista.
Avaliadores
A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos intelectuais.
As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade.
O avaliador deve se certificar de qualquer potencial conflito de interesse na revisão da submissão. Ao se deparar com alguma irregularidade, o editor é comunicado, como por exemplo: identificação de plágio; fabricação, falsificação dos resultados; publicação redundante.
Autores
A indicação de autoria num artigo científico se deve apenas àqueles que:
a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados);
b) participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;
c) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.
O(s) autor(es) deve(m) apresentar a declaração de existência do conflito de interesse quando for o caso.
FONTE DE APOIO
A INTERthesis recebe apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT Futebol).