Diretrizes para autores/as
ASPECTOS GERAIS
A INTERthesis publica trabalhos interdisciplinares no campo da Ciências Humanas e suas áreas correlatas, resultantes de pesquisas científicas, ensaios de caráter teórico e estudos de caso. Os trabalhos devem ser originais, inéditos e apresentar uma contribuição para a comunidade científica.
A revista não aceita submissões de revisão de literatura, análise da produção científica e estudos de usuários. Só serão considerados trabalhos que apresentem contribuições substanciais ao desenvolvimento da ciência. Também não são aceitos manuscritos já apresentados em outros periódicos ou na íntegra em anais de eventos científicos. Poderão ser aceitas comunicações que tenham sido apresentados como os “short papers” ou resumos, mediante reelaborações, ampliações e modificações significativas, tornando o trabalho inédito em relação ao primeiro. Nesses casos, durante o processo de submissão, deve-se informar a revista o evento em que se fez a apresentação da uma versão prévia. Nos casos de artigos derivados de monografias, deve-se informar o PPG e a banca à qual foi apresentada.
Os trabalhos submetidos na INTERthesis não poderão ser/estar submetidos a outra revista durante o processo editorial.
Os textos poderão ser apresentados nos idiomas português, inglês ou espanhol.
O tempo médio entre o recebimento e a aprovação do manuscrito é de aproximadamente 120 dias.
O tempo médio entre o recebimento e a confirmação de publicação é de aproximadamente 150 dias.
Todas as obras publicadas no periódico INTERthesis terão um DOI (Identificador de Objeto Digital).
Em conformidade com o movimento da Ciência Aberta, a publicação apoia o uso de servidores preprints e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis, como o SciELO Preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/user/register
A revista apoia o uso de repositórios institucionais para o depósito de versões do seu artigo, assim como repositórios para depósito que visem à preservação, disseminação e reutilização de dados, como o SciELO Data: https://data.scielo.org/.
Em ambos os casos, durante o processo de submissão, deve-se informar os editores da INTERthesis sobre o depósito de preprint e/ou dos dados em repositório.
SOBRE A SUBMISSÃO
Todos os manuscritos devem ser submetidos através da plataforma da revista.
Os documentos elaborados no Microsoft Word devem ter a identificação do autor removidas das propriedades do documento, assista um vídeo sobre como fazer isso.
Caso a publicação seja oriunda de uma dissertação ou tese, ou esteja publicada em alguma plataforma de preprints, ou seja parte dos resultados de um projeto de pesquisa, os autores deverão declarar tal fato no documento Notas da Obra, informando:
- Título, autor, universidade e ano da publicação (para trabalhos derivados de teses ou dissertações);
- Nome do repositório e a referência completa do artigo (para trabalhos publicados previamente em plataformas preprints);
- Título do projeto, coordenador(es), grupo de pesquisa, universidade e centro e/ou departamento e/ou instituto.
No momento da Submissão, devem ser encaminhados os seguintes documentos:
- o manuscrito a ser avaliado (arquivo completo, incluindo folha de rosto, resumo, abstract, texto, referências e ilustrações em formato Docx.);
- as ilustrações (em arquivos separados e editáveis, nos formatos BMP, JPEG, JPG, PNG, SVG e AVIF);
- os documentos exigidos pela revista, devidamente preenchidos e assinados:
- Notas da Obra (modelo); contendo informações tais como:
- Informações sobre o texto submetido;
- Conformidade com a Ciência Aberta;
- Agradecimentos e Conjunto de dados de pesquisa;
- Responsabilidade dos autores referente ao conteúdo do trabalho incluindo a assinatura de cada autor que participou da construção da obra;
- Declaração de Certificado de tradução (caso se aplique);
- Cópia de aprovação do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (caso se aplique): Tendo como base a Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Todos os manuscritos que realizam recrutamento de participantes e coleta de dados envolvendo seres humanos em pesquisas devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa;
- Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros) (caso se aplique).
Todos os autores relacionados no manuscrito devem assinar os documentos. Só serão permitidas assinaturas escaneadas e/ou eletrônicas, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. Toda a documentação deve ser entregue em formato PDF.
O manuscrito deverá seguir os modelos disponibilizados pela revista, conforme categoria abaixo:
- Artigo (modelo): Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental) concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados.
- Ensaio (modelo): Texto resultante de reflexão teórica que aprofunda um tema ou nova abordagem de um tema importante para o debate acadêmico na área Interdisciplinar.
- Entrevista (modelo): Texto resultante da coleta de declarações para divulgação de uma experiência profissional, baseada em estudo de casos concretos e com comentários de interesse para a área Interdisciplinar.
- Tradução (modelo): Serão aceitas traduções de artigos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância para o campo dos Estudos Interdisciplinares. Os critérios adotados para a seleção das traduções são: ineditismo, originalidade, clareza, relevância para a área.
- Resenha (modelo): As resenhas enviadas à revista devem ser críticas, promover uma análise da obra e situar o livro dentro de um amplo contexto de debate acadêmico e que enfatizem as implicações teóricas e metodológicas. Não aceitamos resenhas que apresentem exclusivamente um resumo do livro.