Histórico

Histórico do periódico

Na ata da quinquagésima reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, realizada em 12 de março de 2004, sob a presidência do coordenador Prof. Hector R. Leis, lê-se o seguinte:

"O Prof. Rafael Raffaelli relatou parecer favorável sobre a proposta de criação da Revista Eletrônica do Programa. Após diversas considerações dos presentes ficou combinado que a Revista deverá ser lançada em breve, dentro da proposta apresentada pelas doutorandas Cristina Rocha e Silmara Cimbalista. Por sugestão do Prof. Héctor, foi indicado, e aprovado pelos demais, o nome do Prof. Rafael Raffaelli como Presidente da Comissão Editorial da revista, bem como os nomes das doutorandas Cristina Rocha e Silmara Cimbalista como editoras adjuntas".

Podemos dizer que isso é o ato fundador, que fez com que no final do primeiro semestre de 2004 fosse lançado o primeiro número da nossa revista.  De lá para cá, mantendo sem qualquer solução de continuidade a edição de dois números anuais, INTERthesis contou com a preciosa contribuição dos editores Rafael Raffaelli (2004), Paulo Krischke e Luzinete Simões Minella (2005), João Lupi (2006) e Sandra Caponi (2006 e 2007), e a partir de 2008, de Silmara Cimbalista e Selvino Assmann, incluindo-se entre os editores a partir de 2012, Javier Vernal.

A Revista é reconhecida cada vez mais como importante na publicação e divulgação de estudos interdisciplinares na área das Ciências Humanas.  Nos seus vinte números até agora publicados foram divulgados 209 artigos de autoria de brasileiros e estrangeiros, incluindo alguns ensaios, além de 45 resenhas, de dez traduções de importantes textos de autores estrangeiros. A partir de 2009, a INTERthesis passou a publicar dossiês reunidos sob os seguintes temas: interdisciplinaridade, estudos de gênero, sociedade e meio ambiente, e condição humana na modernidade.

A partir do primeiro número do ano de 2016 a INTERthesis inaugurou sua nova periodicidade. A partir deste ano a Revista passou a ser quadrimestral e dividiu as Seções de Artigos nas respectivas áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, ao qual está vinculada.

Em 2017 a INTERthesis perde seu Editor-chefe, o Professor Selvino José Assmann faleceu em 30 de setembro deste ano. Tivemos o privilégio de conviver com ele. Ao longo dos anos de convívio nunca abandonou sua excepcional maneira de conviver com alunos e colegas, nem deixou de olhar o mundo com encanto e honestidade. Sua atuação na revista possibilitou tanto a publicação de traduções de textos de filósofos contemporâneos relevantes mundialmente como a abordagem e a discussão de temas imprescindíveis para tratar da complexidade da condição humana. Estamos com imensas saudades desse ser humano extraordinário dentro e fora da Universidade. No primeiro número de jan- Abr de 2018 prestamos nossa homenagem republicando as traduções que fez ao longo de dez anos na Revista, achamos que seria uma forma de prestigiar o trabalho ímpar que nos deixou. 

A partir de janeiro de 2020, a revista passa a operar com a publicação continuada, dando celeridade na disponibilização dos artigos aceitos. Também implanta templates para artigos, ensaios e resenhas, padronizando a identidade visual da revista.