Sentidos de masculinidades dissidentes através do uso do emoji de berinjela no Grindr

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2021.e73385

Resumo

Recorte de pesquisa de mestrado em andamento, este trabalho investiga os sentidos de masculinidades dissidentes produzidos por sujeitos gays que utilizam o Grindr, aplicativo de namoro/“pegação” voltado para homens que buscam se envolver sexualmente e/ou afetivamente com outros homens. O foco deste texto é discutir como o emoji de berinjela presente nos perfis do Grindr atuam na constituição das masculinidades dissidentes. Para isso, a pesquisa dialoga principalmente com os conceitos de masculinidade, gênero e sexualidade a partir de uma perspectiva pós-estruturalista. O estudo vem sendo desenvolvido com base na análise de perfis e interações com homens no Grindr, bem como por meio de conversas online realizadas no WhatsApp. A conversa online como procedimento metodológico em diálogo com os estudos com os cotidianos reconhece os sujeitos participantes da pesquisa como coautores das reflexões tecidas durante o trabalho de campo. Dito isso, argumentamos que a conversa online favorece a constituição de uma relação eu-outro dentro de uma dimensão dialógica e de alteridade com os sujeitos. Embora os participantes da pesquisa vivenciem experiências sexuais dissidentes, o estudo vem apontando que esses usuários do Grindr também colocam em funcionamento e manutenção normas regulatórias de gênero/sexo para (des)valorizar determinadas masculinidades.

Biografia do Autor

Ruann Moutinho Ruani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF) e membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Leandro Teofilo de Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Pós-doutorando no ProPEd/UERJ e membro do Grupo de Estudos Diferença e Desigualdade na Educação Escolar da Juventude (DDEEJ).

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Publicado

24.03.2021

Edição

Seção

Artigo Eixo Temático: (Re)discutindo sexualidade: corpo, prazer e desejo em tempos conservadores