A poluição atmosférica no contexto da educação ambiental: experiências e desafios no trabalho interdisciplinar em uma escola privada de Contagem-MG
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2008v5n1p92Resumo
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2008v5n1p92
O artigo que se apresenta teve como objetivo geral levantar, por meio de entrevistas junto aos docentes envolvidos, quais são os obstáculos da aplicação do projeto interdisciplinar de educação ambiental com ênfase em poluição atmosférica, num colégio da rede privada de ensino do município de Contagem em Minas Gerais. O desenvolvimento foi baseado em procedimentos metodológicos que constam de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, tendo como sujeitos da pesquisa professores e o coordenador pedagógico que atuam no ensino médio do turno matutino de uma escola situada no bairro centro do município de Contagem em Minas Gerais. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram de entrevistas semi-estrutradas e relatórios derivados de projeto interdisciplinar. Os resultados demonstraram que o desenvolvimento de projetos que tenham como meta a interdisciplinaridade, embora seja um tema de conhecimento geral dos professores, ainda enfrenta uma série de desafios, que vão desde a ausência de infra-estrutura das escolas e apoio geral dos diretores, até questões relacionadas à ausência de um projeto político pedagógico mais completo e que contemple de fato matérias de interesse dos alunos. Palavras-Chave: Meio ambiente; Poluição; Interdisciplinaridade; Projetos; Educação Ambiental
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