Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) contra a COVID-19: contribuições das universidades públicas brasileiras

Autores

  • Ana Maria Nunes Gimenez Universidade de São Paulo,Instituto de Estudos Avançados

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2022.e86962

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Universidades Públicas Brasileiras, CT&I

Resumo

As universidades brasileiras, com destaque para as públicas, mobilizaram recursos humanos e financeiros para fazerem frente aos desafios desencadeados pela pandemia de COVID-19. Muitas instituições, Brasil afora, estabeleceram forças-tarefas, organizaram uma gama muito grande de ações, no campo do ensino, pesquisa e extensão, mas também realizaram ações de solidariedade e de amparo às comunidades interna e externa. Além disso, elas também se engajaram no esforço internacional de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) buscando contribuir para o avanço do conhecimento sobre a COVID-19 e o novo Coronavírus, em diferentes áreas, e no oferecimento de produtos e soluções para o enfrentamento dos efeitos nocivos da pandemia. Em vista dessas evidências, este artigo apresenta achados de pesquisa exploratória que mapeou as ações de universidades brasileiras, no campo da CT&I. Os dados empíricos foram coletados entre abril de 2020 e outubro de 2021. Juntamente com a apresentação dos resultados buscou-se realizar uma discussão sobre o papel da universidade na sociedade, com base em literatura de caráter multidisciplinar e que engloba textos do campo dos estudos sobre ensino superior, estudos sociais da ciência e da tecnologia, entre outros.

Referências

BARDONE, Emanuele; LIND, Marianne. Towards a phronetic space for responsible research (and innovation). Life sciences, society and policy, 12, 5, p. 1-18, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40504-016-0040-8. Acesso em: 20 nov. 2021.

BARTUSEVIČIENĖ, Inga; PAZAVER, Anne.; KITADA, Momoko. Building a resilient university: ensuring academic continuity - transition from face-to-face to online in the COVID-19 pandemic. WMU Journal of Maritime Affairs, 20, p. 151–172, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s13437-021-00239-x. Acesso em: 19 out. 2021

CAI, Yuzhuo. From an Analytical Framework for Understanding the Innovation Process in Higher Education to an Emerging Research Field of Innovations in Higher Education. The Review of Higher Education, v. 40 n. 4, p. 585-616, 2017 Project MUSE. Disponível em: https://doi.org/10.1353/rhe.2017.0023. Acesso em: 10 jan. 2022.

CARAYANNIS, Elias, G.; CAMPBELL, David, F. J. Mode 3 Knowledge Production in Quadruple Helix Innovation Systems: 21st-Century Democracy, Innovation, and Entrepreneurship for Development. Springer Briefs in Business, v. 7, p. 1-66, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2062-0. Acesso em: 10 jan. 2022

CARAYANNIS, Elias, G.; CAMPBELL, David, F. J. Open innovation diplomacy and a 21st century fractal research, education and innovation (FREIE) ecosystem: building on the quadruple and quintuple helix innovation concepts and the ‘mode 3’ knowledge production system. Journal of the Knowledge Economy, v. 2, n. 3, p. 327-372, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s13132-011-0058-3. Acesso em: 10 jan. 2022

CARAYANNIS, Elias. G.; BARTH, Thorsten, D.; CAMPBELL, David, F. J. The Quintuple Helix innovation model: global warming as a challenge and driver for innovation. Journal of Innovation and Entrepreneurship, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1186/2192-5372-1-2. Acesso em: 10 jan. 2012.

CASTANHO, Sérgio, E. M. A universidade entre o sim, o não e o talvez. In: VEIGA, Ilma, P. A.; CASTANHO, Maria Eugênio, L. M. (org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 13-48.

CLARK, B. R. Creating entrepreneurial universities: organizational pathways of transformation. Oxford: Pergamon-Elsevier, 1998.

CLARIVATE ANALYTICS. Research in Brazil: Funding excellence. Analysis prepared on behalf of CAPES by the Web of Science Group, 2019. Disponível em: https://discover.clarivate.com/Research_Excellence_Awards_Brazil_Download, consultado em 17/4/2021. Acesso em: 10 set. 2021.

CGEE. Percepção pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo executivo. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf, consultado em 22/5/2021. Acesso em: 10 dez. 2021.

DIMENSIONS/DIGITAL SCIENCE & RESEARCH SOLUTIONS INC. COVID-19 Report: Publications, Clinical Trials, Funding. Disponível em: https://reports.dimensions.ai/covid-19/?_ga=2.142038903.415832243.1638993412-1202767729.1638993411. Acesso em 29 abr. 2021.

DUCHEK, Stephanie. Organizational resilience: a capability-based conceptualization. Business Research, 13, 215-246, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40685-019-0085-7. Acesso em: 29 nov. 2021.

ESCOBAR, Herton. Orçamento 2021 compromete o futuro da ciência brasileira. Jornal da USP, São Paulo, 09 abr. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3oC62aU. Acesso em: 21 maio 2021.

ESTÉBANEZ, M. E. Ciencia, universidad y entorno: conceptos y reflexiones. Política Universitaria, Buenos Aires, n. 3, p. 2-12. Disponível em: https://iec.conadu.org.ar/files/areas-de-trabajo/1517941197_2016-politica-universitaria-3.pdf, acessado em 20/7/2021. Acesso em: 21 out. 2021.

ETZKOWITZ, Henry. The second academic revolution and the rise of entrepreneurial science. Technology and Society Magazine, IEEE 20 (2), 18-29, Summer 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1109/44.948843. Acesso em: 11 out. 2021.

ETZKOWITZ, Henry; LEYDESDORFF, Loet. Universities in the global knowledge economy: a triple helix of university-industry-government relations. London: Pinter, 1997.

FRANÇA, V. UFRJ desenvolve vacina contra a COVID-19”. Conexão UFRJ, Rio de Janeiro, 04 ago. 2021. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2021/08/ufrj-desenvolve-vacina-contra-a-covid-19-ufrj/. Acesso em: 12 ago. 2021.

FREEMAN, Christopher. Technology policy and economic performance: Lessons from Japan. London: Pinter Publishers, 1997.

GALLUP. Wellcome Global Monitor 2018. London: Wellcome, 2019. Disponível em: https://wellcome.org/reports/wellcome-global-monitor/2018, consultado em 22/3/2021. Acesso em: 10 mar. 2022.

GIBBONS, Michael et al. The New Production of Knowledge: The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies. London: SAGE Publications Ltd., 1994.

GIMENEZ, Ana Maria Nunes. As multifaces da relação universidade-sociedade e a construção do conceito de terceira missão. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1631569. Acesso em: 15 set. 2021.

GIMENEZ, Ana Maria Nunes; SOUZA, Gedalva; FELTRIN, Rebeca Buzzo. Para além do ensino, da pesquisa e da extensão: iniciativas e respostas das universidades brasileiras para o enfrentamento da COVID-19. Revista tecnologia e sociedade, Curitiba, v. 16, p. 116-137, ed. esp. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n43.12401. Acesso em: 10 nov. 2021.

HESSELS, Laurens K.; van LENTE, Harro; SMITS, Ruud. In search of relevance: the changing contract between science and society. Science and Public Policy, 36(5), p. 387-401, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.3152/030234209X442034. 10 fev. 2022.

JONGBLOED, Ben; ENDERS, Jürgen; SALERNO, Carlo. Higher education and its communities: Interconnections, interdependencies and a research agenda. Higher Education, v. 56, n. 3, p. 303-324, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-008-9128-2

KERR, Clark. Os usos da Universidade. 15. ed. Brasília: UNB, 2005.

KOHVAKKA, Miko; NEVALA, Arto; NORI, Hanna. The Changing Meanings of ‘Responsible University’. From a Nordic-Keynesian Welfare State to a Schumpeterian Competition State. In: SØRENSEN, Mads P.; GESCHWIND, Lars; Kekäle, Jouni, PINHEIRO, Rómulo (editors). The Responsible University: exploring the nordic context and beyond. Cham: Palgrave Macmillan, 2019, p. 33-60.

LUNDVALL, Bengt-Åke. National Systems of Innovation: towards a theory of innovation and interactive learning. London, UK: Pinter Publishers, 1992.

MAASSEN, Peter. Chapter 1: Introduction. New demands to universities and their impact on the place of universities in society. In: MAASSEN, Peter et al. (editors.), The changing place of universities in society worldwide. Rapport. Hamburg: Körber Stiftung, 2019, p. 14-25.

MAASSEN, Peter et al. Executive Summary. Growing focus on the universities’ third mission. In: MAASSEN, Peter et al. (editors), The changing place of universities in society worldwide. Rapport. Hamburg: Körber Stiftung, 2019, p. 8-13.

MAASSEN, Peter. A new social contract for higher education?. In: GOASTELLEC, Gaële; PICARD, France (editors). Higher education in societies. SensePublishers, p. 33-50, 2014.

MAASSEN, Peter. The changing social pact of Universities in the new knowledge society. In: Conference: BRICS and Higher Education, 08 Nov., 2012. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://www.gr.unicamp.br/ceav/brics/files/The%20changing%20social%20pact%20of%20Universities%20in%20the%20new%20knowledge%20society.pdf. Disponível em: 25 maio 2021.

MARTINS, Flávia. Brasil tem 18 projetos para desenvolvimento de vacinas nacionais. CNN Brasil, 27 maio 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/brasil-tem-18-projetos-para-desenvolvimento-de-vacinas-nacionais/. Disponível em: 10 jul. 2021.

MOREIRA, I. C.; SOBRAL, F. F. Editorial: vacinas contra covid-19 evidenciam o valor da CT&I. Jornal da Ciência, Especial Vacinas, São Paulo, ano, 35, n. 793, abr./maio, p. 2. Disponível em: https://bit.ly/3AlRP7F. Disponível em: 2 jul. 2021.

NUNES, Luara. Ministério da Saúde acompanha o desenvolvimento de 17 vacinas em estudos experimentais no Brasil. 22 mar. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-saude-acompanha-o-desenvolvimento-de-17-vacinas-em-estudos-experimentais-no-brasil. Acesso em 17 jul. 2021.

OLIVIERA, Elida. ‘Ciência e tecnologia acabaram’: em 11 anos, orçamento do MEC para as universidades federais cai 37%. G1, 12 maio 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/05/12/ciencia-e-tecnologia-acabaram-em-11-anos-orcamento-do-mec-para-as-universidades-federais-cai-37percent.ghtml. Disponível em: 20 jul 2021.

OLSEN, Johan P. (2007). Chapter 2 the institutional dynamics of the european university. In: MAASSEN, Peter; OLSEN, Johan P. (editors). University Dynamics and European Integration. Dordrecht: Springer, p. 25-43.

ROCHA, Janes. A revolução das vacinas. Jornal da Ciência, Especial Vacinas, São Paulo, ano, 35, n. 793, abr./maio, p. 3-17, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3AlRP7F. Disponível em: 2 jul. 2021. Acesso em: 21 ago. 2021.

SALDAÑA. Paulo. Sob Bolsonaro, gasto do MEC com investimentos é o menor desde 2010. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 fev. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/02/sob-bolsonaro-gasto-do-mec-com-investimentos-e-o-menor-desde-2015.shtml. Acesso em: 21 maio 2021.

SLAUGHTER, Sheila; RHOADES, Garry. Academic capitalism and the new economy: markets, state, and higher education. Baltimore, MD, London: Johns Hopkins University Press, 2004.

SØRENSEN, Mads P. et al. (eds.). Responsible Universities in Context. In: SØRENSEN, Mads P.; GESCHWIND, Lars; KEKÄLE, Jouni, PINHEIRO, Rómulo (editors). The Responsible University: exploring the nordic context and beyond. Cham: Palgrave Macmillan, p. 3-29.

STILGOE, Jack; OWEN, Richard.; MACNAGHTEN, Phil. (2013). Developing a framework for responsible innovation. Research policy, v. 42, Issue 9, p. 1.568-1.580, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.respol.2013.05.008. Acesso em 3 out. 2021.

VEIGA, Edison. As vacinas contra covid-19 em desenvolvimento no Brasil. Deutsche Welle Brasil, Berlim/Bonn, 26 jan. Disponível em: https://p.dw.com/p/3oMhY. Acesso em: 2 jul. 2021.

Downloads

Publicado

19.08.2022

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade