Entretenimento: valor-notícia fundamental

Leonel Azevedo de Aguiar

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2008v5n1p13

Este artigo problematiza o neologismo infotenimento. Composto a partir da fusão dos termos informação e entretenimento, é utilizado para designar a hibridizaçãodo ideal moderno do jornalismo – informar aos cidadãos – com uma das principais características da cultura de massa: a competência para entreter, distrair, divertir. Demonstra de que modo a potencialidade de entretenimento do acontecimento torna-se um valor-notícia fundamental para configurá-lo na ordem do discurso jornalístico. Aponta que o sensacionalismo – entendido como modalidade de conhecimento centrada na lógica das sensações – é uma estratégia de comunicação voltada para produção de narrativas jornalísticas com capacidade de atrair o interesse do público e expandir o universo de leitores.


Palavras-chave


Entretenimento; Infotenimento; Sensacionalismo; Valor-notícia; Entertainment; Infotainment; Sensationalism; News values

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2008v5n1p13

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons