Entretenimento: valor-notícia fundamental

Autores

  • Leonel Azevedo de Aguiar PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2008v5n1p13

Palavras-chave:

Entretenimento, Infotenimento, Sensacionalismo, Valor-notícia, Entertainment, Infotainment, Sensationalism, News values

Resumo

Este artigo problematiza o neologismo infotenimento. Composto a partir da fusão dos termos informação e entretenimento, é utilizado para designar a hibridizaçãodo ideal moderno do jornalismo – informar aos cidadãos – com uma das principais características da cultura de massa: a competência para entreter, distrair, divertir. Demonstra de que modo a potencialidade de entretenimento do acontecimento torna-se um valor-notícia fundamental para configurá-lo na ordem do discurso jornalístico. Aponta que o sensacionalismo – entendido como modalidade de conhecimento centrada na lógica das sensações – é uma estratégia de comunicação voltada para produção de narrativas jornalísticas com capacidade de atrair o interesse do público e expandir o universo de leitores.

Biografia do Autor

Leonel Azevedo de Aguiar, PUC-Rio

Doutor em Comunicação pela UFRJ, Professor do departamento de Comunicação Social e do PPGCOM da PUC-Rio.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2009-06-02