Deslocamentos no “olhar”: sobre comunicação e cultura

Autores

  • Rosangela Ferreira de Carvalho Borges FAAP
  • Wellington Teixeira Lisboa ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n1p213

Palavras-chave:

Comunicação, Cultura, Recepção midiática, Mediações, Communication, Culture, Media reception, Mediations

Resumo

 

Neste trabalho, objetivamos explorar os caminhos que os estudos contemporâneos das Ciências da Comunicação vêm trilhando no sentido de pensar a temática da apropriação dos textos simbólicos da mídia pelos sujeitos receptores. Incidimos, desta maneira, sobre um percurso reflexivo fundamentado nas pressuposições teóricas e metodológicas dos Estudos Culturais britânicos e latino-americanos, perspectivando quer os variados modos como os sujeitos sociais interpretam, apreendem e operam os textos midiáticos, quer o papel das mediações na salvaguarda de pontos de convergência entre os processos de codificação e decodificação discursiva.

Biografia do Autor

Rosangela Ferreira de Carvalho Borges, FAAP

Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, cuja pesquisa versa sobre os "Imigrantes negros africanos dos PALOP e negros brasileiros: a identidade étnica construída na imprensa de Portugal e do Brasil", com financiamento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil), Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) e CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil). Mestre em Ciências da Religião (1999), pesquisa intitulada "A presença de elementos da cultura afro-brasileira nas celebrações da Igreja Nossa Senhora Achiropita, no Bexiga, em São Paulo", financiada pela CAPES - Cordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (1989). Principais áreas e temas de atuação: antropologia das populações afro-brasileiras e africanas, identidade étnica, racismo, cultura popular e religiosidade, mídia brasileira e portuguesa, imigração e globalização, ficção brasileira, comunicação comunitária e organização não governamental. Atualmente é professora doutora adjunta na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) nos cursos de Comunicação Social. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Wellington Teixeira Lisboa, ECA-USP

Wellington Teixeira Lisboa é aluno do doutorado em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra, com diploma reconhecido no Brasil pela Escola de Comunicação eArtes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Downloads

Publicado

2009-07-03