Sentidos e sujeitos em cena na notícia em TV: a incorporação da análise de discurso nos estudos de telejornalismo

Autores

  • Iluska Maria da Silva Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jhonatan Alves Pereira Mata Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p136

Resumo

 

Os sentidos - e os efeitos que estes produzem nos sujeitos - ganham matéria a partir dos múltiplos textos que circulam em uma sociedade. Num território marcado por interdiscursos e seus embates, como o do (Tele)Jornalismo, é constante o esforço para manter uma ilusão de unidade de sentido, por meio de representações. Neste texto, focalizamos a circulação de enunciados com foco privilegiado sobre o noticiário televisivo e delineamos articulações entre práticas discursivas e linguagens midiáticas. Reforçamos, ainda, a importância da aproximação entre os campos da Análise do Discurso e os estudos de jornalismo em TV, tendo no telejornalismo local a aplicação da AD para compreensão do papel dos discursos na re-produção das identidades sociais.

Biografia do Autor

Iluska Maria da Silva Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura (UnB) e doutora em Comunicação Social (Umesp), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Professora do departamento de Jornalismo e do PPGCOM da UFJF, coordena o GP Telejornalismo da Intercom, e integra a Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (SBPJor). Desenvolve pesquisa sobre "A incorporação do público no telejornalismo brasileiro", com financiamento do CNPq.

Jhonatan Alves Pereira Mata, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFJF, linha “Comunicação e Identidades”. Jornalista graduado, integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania (CNPq). Participa da pesquisa “A incorporação do público no telejornalismo”, com apoio do CNPq.

Downloads

Publicado

2010-03-31

Edição

Seção

Temas Livres