Rastros do Blog Fatos e Dados nas redes sociais

Autores

  • Andressa Pacheco Moschetta Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p46

Palavras-chave:

Comunicação, Webjornalismo, Cibercultura, Cultura dos blogs.

Resumo

 

A prática interativa nos sites das redes sociais modificou o espaço público da imprensa. O meio digital possibilitou novas formas de comunicação e vem demandando a reconfiguração dos meios tradicionais. Os atores que constituem essas redes sociais ampliam a característica de difusão das informações de forma mais rápida e configuram uma pluralidade de novas informações circulando nos grupos sociais. O objeto deste estudo trata-se da repercussão do Blog Fatos e Dados da Petrobrás nas redes sociais e a interação entre os participantes no ciberespaço construindo impressões sobre o fato de forma intencional, amplificando a expressão da rede com efeito social. Como aporte teórico desse estudo utilizamos o conceito de convergência a partir do âmbito cultural, tal como concebe Henry Jenkins, Alex Primo, que reflete sobre a interação mediada por computador e Raquel Recuero com suas reflexões em torno das redes sociais na internet.

Biografia do Autor

Andressa Pacheco Moschetta, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Mestranda do Curso de Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR). Especialista em Artes Visuais nas Culturas Contemporâneas, Jornalista, Professora e Coordenadora do Curso de Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda e Hab. em Jornalismo, da Celer Faculdades, Xaxim/SC.

Downloads

Publicado

2010-04-05

Edição

Seção

Núcleo Temático