Rastros do Blog Fatos e Dados nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p46Resumo
A prática interativa nos sites das redes sociais modificou o espaço público da imprensa. O meio digital possibilitou novas formas de comunicação e vem demandando a reconfiguração dos meios tradicionais. Os atores que constituem essas redes sociais ampliam a característica de difusão das informações de forma mais rápida e configuram uma pluralidade de novas informações circulando nos grupos sociais. O objeto deste estudo trata-se da repercussão do Blog Fatos e Dados da Petrobrás nas redes sociais e a interação entre os participantes no ciberespaço construindo impressões sobre o fato de forma intencional, amplificando a expressão da rede com efeito social. Como aporte teórico desse estudo utilizamos o conceito de convergência a partir do âmbito cultural, tal como concebe Henry Jenkins, Alex Primo, que reflete sobre a interação mediada por computador e Raquel Recuero com suas reflexões em torno das redes sociais na internet.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons