A cobertura jornalística das audiências públicas nas mídias legislativas

Autores

  • Cristiane Brum Bernardes Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados
  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Pòs-Graduação do Centro de Formação da Cãmara dos Deputados (CEFOR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n2p260

Resumo

 

Analisa o papel das audiências públicas realizadas na Câmara dos Deputados como instrumentos de participação política e de cidadania. A partir de um breve resumo teórico sobre a criação e estruturação da audiência pública no Brasil, descreve-se a cobertura jornalística das audiências feita pelos veículos de comunicação legislativos, apontando as limitações e os problemas da atividade. A conclusão é que apesar das potencialidades do instrumento, ainda são necessários ajustes para que as audiências públicas realmente sejam apropriadas pela população brasileira como instrumento de participação na elaboração das políticas públicas.

Biografia do Autor

Cristiane Brum Bernardes, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados

Jornalista, Analista Legislativa da Câmara dos Deputados, Mestra em Comunicação e Informação(UFRGS) e doutoranda em Ciência Política(IUPERJ).

Antonio Teixeira de Barros, Programa de Pòs-Graduação do Centro de Formação da Cãmara dos Deputados (CEFOR)

Doutor em Sociologia e mestre em Comunicação. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados. Coordenador do grupo de pesquisa  “Comunicação Pública no Legislativo: aspectos teóricos/conceituais, diretrizes editoriais e práticas profissionais”,  filiado à linha de pesquisa “Cidadania,  práticas democráticas de representação,  participação política, comunicação e educação”.

Downloads

Publicado

2010-09-20

Edição

Seção

Núcleo Temático