Convergência e Transmídia nos Debates dos Candidatos a Governador da Paraíba: A Rede Paraíba de Comunicação nas Eleições 2010

Autores

  • Allysson Viana Martins Universidade Federal da Bahia
  • Laíza Felix de Aguiar Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n1p108

Palavras-chave:

Convergência, Transmídia, Webjornalismo, Twitter, Eleição, Convergence, Transmedia, Webjournalism, Election.

Resumo

 

A Rede Paraíba de Comunicação realizou dois debates com os candidatos a governador do estado às vesperas do primeiro turno das Eleições 2010, sendo o primeiro na rádio 101 FM e o segundo na TV Cabo Branco. Ambos foram retransmitidos via web no portal Paraíba 1, também pertencente ao grupo, que é o afiliado local da Rede Globo. Neste estudo, observamos como a retransmissão online, o uso do Twitter e a adição de elementos que só puderam ser utilizados na web contribuíram para a promoção de uma cobertura convergente e transmidiática, baseada nas ideias propostas, sobretudo, por Henry Jenkins.

Biografia do Autor

Allysson Viana Martins, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL). Jornalista pela UFPB.

Laíza Felix de Aguiar, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFPB.

Downloads

Publicado

2012-02-29

Edição

Seção

Núcleo Temático