Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs – Circulação de conteúdos publicados no portal RadioTube

Autores

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n1p136

Resumo

 

O presente artigo busca investigar de que modo a circulação de conteúdos radiojornalísticos se reconfigura com a consolidação de plataformas digitais de comunicação, como mídias sociais e serviços de microblogging, que ajudam a construir redes sociais online e offline. Parte-se da premissa de que estas plataformas potencializam não só o alcance de rádios comerciais, mas também da radiodifusão comunitária. Serão analisadas particularmente as estratégias para distribuição e circulação de arquivos de áudio digital no portal colaborativo RadioTube, que conta com uma rede de mais de 1,4 mil emissoras comunitárias, comerciais e web de todas as regiões do Brasil.

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor do Departamento de Jornalismo e do Programa em Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), onde coordena o Laboratório de Áudio (AudioLab), é bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, com Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Downloads

Publicado

2012-02-29

Edição

Seção

Núcleo Temático