Twitter como mídia estratégia de Marca: um estudo de caso

Autores

  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
  • Barbara Arruda Universidade Católica de Santos - UniSantos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n2p553

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Twitter, Estudo de caso.

Resumo

 

O uso das mídias sociais por empresas para se comunicar junto ao público cresce em importância nos processos de comunicação e difusão de marca. Este trabalho objetiva analisar o uso do Twitter como mídia estratégica de marca, gerando fidelização do cliente. A metodologia utilizada foi o estudo de caso do perfil @sigamelissa da marca Melissa. Percebeu-se que o caso estudado tem obtido sucesso junto ao seu publico, apesar de apresentar algumas lacunas em sua utilização, e conseguiu melhorar o relacionamento e consequentemente, o fortalecimento da marca.

Biografia do Autor

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Atualmente é professor. consultor e pesquisador. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, consumidor, atendimento a clientes e educação continuada, consumo e sustentabilidade. Experiencia docente desde 1996 em cursos de graduação, especialização e mestrado. Foi coordenador de programa de mestrado em administração e editor de revistas científicas. A partir de 2007 exerce o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional membro do Conselho Curador da Fundação SETTAPORT. E em 2010-11 Presidente do Rotary Club de Santos. Avaliador ad-hoc do INEP-MEC desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, com projeto de pesquisa com o mesmo nome, da Linha de Pesquisa Estratégia e Competitividade) Pesquisador da PUC-SP do Grupo de Pesquisa Estudos em Competitividade e Estratégia Internacional, na linha de pesquisa Estratégia e Competitividade. Atualmente é Professor e Pesquisador em Dedicação Integral do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Barbara Arruda, Universidade Católica de Santos - UniSantos

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Publicado

2012-05-27