Jornalismo esportivo e equidade de gênero: a ausência das mulheres como fonte de notícias na cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Autores

  • Valquiria Michela John Universidade do Vale do Itajaí - Univali (docente)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p498

Resumo

 

O jornalismo esportivo tem sido uma área em que a conquista da equidade de gênero ainda está distante de ser alcançada. Há poucas mulheres nas redações esportivas e há poucas mulheres protagonistas do noticiário esportivo, principalmente na mídia impressa, berço histórico dessa área do jornalismo. A imprensa nacional, representada por veículos especializados como o jornal O Lance! ou por jornais de circulação nacional, como Folha de São Paulo, não parece fugir a este modelo. Assim surgiu a preocupação em verificar qual o espaço destinado à mulher nesses veículos. Foi utilizado como método de coleta e análise dos dados a análise de conteúdo para, deste modo, identificar como a questão de gênero é tratada no jornalismo esportivo nacional, tendo como foco a cobertura realizada pelos referidos jornais durante os jogos olímpicos de Londres. Foram analisadas todas as edições dos dois jornais referentes ao intervalo de realização dos jogos olímpicos que compreendeu o período de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. Os resultados apontam para a confirmação do pressuposto de pesquisa e em sintonia com os outros estudos realizados, evidenciam uma cobertura jornalística que além de ouvir poucas fontes, praticamente ignora as mulheres, mesmo na cobertura de um evento em que elas estão massivamente representadas.

Biografia do Autor

Valquiria Michela John, Universidade do Vale do Itajaí - Univali (docente)

Doutora em Comunicação pelo PPGCOM/UFRGS, Mestre em Educação pela UFSC. Professora do curso de Jornalilsmo da Univali, pesquisadora do grupo Monitor de Mídia, integrante da Renoi - Rede Nacional de Observatórios de Imprensa e do Obitel - Observatório Ibero Americano de Ficção Televisiva.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Núcleo Temático