Newsgames e o papel do jornalismo na cultura da convergência

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Feevale
  • Mauricio Barth Feevale
  • Mônica Neis Fetzner Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p510

Resumo

 

O presente artigo reúne reflexões acerca da perspectiva encarada pelo jornalismo quanto à realidade da convergência de mídias, atendo-se especialmente aos newsgames. A pesquisa bibliográfica realizada trata de temas como narrativa transmídia na imprensa, potenciais do jornalismo na web, a compreensão do processo cognitivo humano para a construção de tecnologias e a própria função do jornalismo, que parece estar se configurando cada vez mais no âmbito digital e tornando-se, também, lúdico. Ferramentas que propiciam ao leitor tornar-se participante ativo no desdobramento da informação, como são os newsgames, vão ao encontro da realidade da chamada cultura da convergência, na qual a web é, cada vez mais, um local de participação do consumidor.

Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Feevale

Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS; coordenador dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda e professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Mauricio Barth, Feevale

Mestrado em Indústria Criativa; professor no Curso de Publicidade da Universidade Feevale.

Mônica Neis Fetzner, Feevale

Graduação em Jornalismo pela Universidade Feevale; bolsista de pesquisa.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Temas Livres