Newsgames e o papel do jornalismo na cultura da convergência

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Mauricio Barth, Mônica Neis Fetzner

Resumo


 

O presente artigo reúne reflexões acerca da perspectiva encarada pelo jornalismo quanto à realidade da convergência de mídias, atendo-se especialmente aos newsgames. A pesquisa bibliográfica realizada trata de temas como narrativa transmídia na imprensa, potenciais do jornalismo na web, a compreensão do processo cognitivo humano para a construção de tecnologias e a própria função do jornalismo, que parece estar se configurando cada vez mais no âmbito digital e tornando-se, também, lúdico. Ferramentas que propiciam ao leitor tornar-se participante ativo no desdobramento da informação, como são os newsgames, vão ao encontro da realidade da chamada cultura da convergência, na qual a web é, cada vez mais, um local de participação do consumidor.


Palavras-chave


Newsgames; Jornalismo; Cultura da Convergência

Texto completo:

artigo


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p510

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons