Newsgames: um estudo na internet sobre notícias e jogos

Rodrigo Oliveira de Oliveira, Aline Bernardi Acadrolli

Resumo


 

Este artigo apresenta uma reflexão acerca de como se dá a relação dos  usuários com newsgames na internet. Foram abordados fundamentos de Jornalismo Online, Cultura Gamer, newsgames, cibercultura a partir de um estudo observação na internet de dois newsgames (Filosofighters e CSI - Ciência Contra o Crime)da página multimídia da Revista online Super Interessante do Grupo Abril. Foram analisados um total de 204 comentários publicados na página dos newsgames, no mês de novembro de 2015. O objetivo foi tentar perceber as interações dos jogadores com o ambiente que estão inseridos. Percebeu-se que os indivíduos, que orbitam neste espaço, se autorreconhecem, se relacionam e fortalecem a identidade de comunidade virtual. Nota-se que as mecânicas do jogo são os fatores que mais chamam a atenção dos jogadores, porém muitos vão além do “jogar” e analisam o cobnteúdo, aprendem e materializam suas experiências e ideologias nesse contexto.


Palavras-chave


Newsgames; Convergência Midiática; Recepção; Cibercultura

Texto completo:

artigo


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n1p115

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons