Newsgames: um estudo na internet sobre notícias e jogos

Autores

  • Rodrigo Oliveira de Oliveira Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó-SC
  • Aline Bernardi Acadrolli Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n1p115

Palavras-chave:

Newsgames, Convergência Midiática, Recepção, Cibercultura

Resumo

 

Este artigo apresenta uma reflexão acerca de como se dá a relação dos  usuários com newsgames na internet. Foram abordados fundamentos de Jornalismo Online, Cultura Gamer, newsgames, cibercultura a partir de um estudo observação na internet de dois newsgames (Filosofighters e CSI - Ciência Contra o Crime)da página multimídia da Revista online Super Interessante do Grupo Abril. Foram analisados um total de 204 comentários publicados na página dos newsgames, no mês de novembro de 2015. O objetivo foi tentar perceber as interações dos jogadores com o ambiente que estão inseridos. Percebeu-se que os indivíduos, que orbitam neste espaço, se autorreconhecem, se relacionam e fortalecem a identidade de comunidade virtual. Nota-se que as mecânicas do jogo são os fatores que mais chamam a atenção dos jogadores, porém muitos vão além do “jogar” e analisam o cobnteúdo, aprendem e materializam suas experiências e ideologias nesse contexto.

Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira de Oliveira, Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó-SC

Mestre em Ciências da Comunicação (PPGCom Unisinos), docente na Área de Ciências Sociais E Aplicadas da Unochapecó e coordenador do Curso de Design Visual da mesma instituição.

Aline Bernardi Acadrolli, Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó SC

Jornalista (Unochapecó/SC), aluna de pos graduação da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2016-11-25