Adoção de algoritmos, NLG e inteligência artificial na imprensa brasileira em âmbito nacional e regional

Lucas Vieira de Araújo

Resumo


Os algoritmos estão presentes em diversas atividades econômicas, sobretudo na área de mídia. No Brasil, todavia, são escassos os estudos que tratam desse tema. Este trabalho avalia o cenário e as possibilidades de utilização dos algoritmos nos meios de comunicação de massa brasileiros. Foi realizada pesquisa exploratória e descritiva na qual foram entrevistados os gestores das maiores empresas de comunicação do Brasil em nível nacional e regional. Dentre os resultados alcançados destacam-se descrença e ceticismo com os algoritmos, aliados à escassa possibilidade de adoção dessa tecnologia no curto e médio prazo, notadamente para produção de notícias.


Palavras-chave


Algoritmos; Jornalismo; Mídia regional

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n2p175

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons