Adoção de algoritmos, NLG e inteligência artificial na imprensa brasileira em âmbito nacional e regional

Autores

  • Lucas Vieira de Araújo Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n2p175

Resumo

Os algoritmos estão presentes em diversas atividades econômicas, sobretudo na área de mídia. No Brasil, todavia, são escassos os estudos que tratam desse tema. Este trabalho avalia o cenário e as possibilidades de utilização dos algoritmos nos meios de comunicação de massa brasileiros. Foi realizada pesquisa exploratória e descritiva na qual foram entrevistados os gestores das maiores empresas de comunicação do Brasil em nível nacional e regional. Dentre os resultados alcançados destacam-se descrença e ceticismo com os algoritmos, aliados à escassa possibilidade de adoção dessa tecnologia no curto e médio prazo, notadamente para produção de notícias.

Biografia do Autor

Lucas Vieira de Araújo, Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em Jornalismo e Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Bolsista Capes. E-mail: professorlucasaraujo@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-01-18